
Finalmente, uma corrida decente em Monte Carlo.
Quem teve a brilhante ideia em estabelecer a regra de duas paradas de troca de pneus de forma obrigatória para o Grande Prêmio de Mônaco em 2025 precisa ser promovido. Essa pessoa, seja lá quem for, salvou uma corrida que, no ano passado, foi uma tragédia.
Tudo bem, você pode até dizer que os quatro primeiros colocados na largada foram os mesmos. Mas o cenário com diferentes alternativas e estratégias de paradas foi bem mais interessante do que aquela porcaria de procissão do ano passado.
Logo, ninguém pode olhar para os detalhes para ficar reclamando do que supostamente não gostou.
Ninguém se importa com suas reclamações hoje.
Deu a lógica do treino classificatório

Lando Norris converteu a pole position em vitória, superando Charles Leclerc da Ferrari e seu companheiro de equipe Oscar Piastri no pódio.
O piloto britânico da McLaren conquistou sua segunda vitória da temporada após uma corrida estratégica de 78 voltas pelas ruas do Principado.
Para Norris, a vitória foi importante para o campeonato, e também para o seu contexto pessoal. Ele ainda é um dos favoritos ao título, mas com apenas uma vitória na temporada, muitos jogavam uma sombra de dúvidas sobre o seu real potencial em ser campeão em 2025.
Max Verstappen executou uma estratégia alternativa de pneus que o manteve na liderança até a penúltima volta, quando foi obrigado a fazer sua segunda parada obrigatória e terminou em quarto lugar.
Foi o típico “é o que temos para hoje”, e o holandês segue capitalizando antes de uma possível virada de perspectiva no final de semana em Barcelona, por conta das novas diretivas técnicas para a fiscalização das especificações dos carros.
A nova regra de duas paradas obrigatórias introduzida pela Fórmula 1 para esta temporada adicionou elementos estratégicos à corrida, deixando tudo muito mais interessante.
Estratégias para todos os gostos

Norris escapou limpo da pole position após sobreviver a um bloqueio na primeira curva Sainte Devote, mantendo sua vantagem sobre Leclerc.
O Safety Car Virtual foi acionado logo na primeira volta quando Gabriel Bortoleto bateu nas barreiras em Portier após uma disputa roda a roda com Kimi Antonelli.
O drama continuou na volta 9 quando Pierre Gasly colidiu com Yuki Tsunoda durante a frenagem para a Nouvelle Chicane, forçando o piloto francês da Alpine a abandonar a corrida. Esse foi um dos principais incidentes que moldaram o desenvolvimento da prova.
A corrida foi marcada por diferentes estratégias de pneus, com a maioria dos pilotos largando com compostos médios, enquanto Verstappen, Hamilton e outros optaram pelos duros.
Verstappen estendeu o que pode os seus stints, assumindo a liderança nos estágios finais antes de ser obrigado a parar.
Lewis Hamilton teve uma corrida solitária rumo ao quinto lugar, recuperando posições após sua penalidade pós-qualificação por acidentalmente bloquear Verstappen. O piloto da Ferrari partiu de uma posição rebaixada devido à punição recebida durante o treino classificatório.
Batalhas no meio do pelotão e final decisivo

George Russell da Mercedes recebeu uma penalidade de drive-through após uma ultrapassagem irregular sobre Alex Albon da Williams na Nouvelle Chicane. O incidente gerou frustração no piloto britânico, que acusou Albon de dirigir de forma defensiva e irregular.
O estreante Isack Hadjar conquistou um impressionante sexto lugar pela Racing Bulls, superando pilotos mais experientes como Esteban Ocon da Haas.
A estratégia da Racing Bulls, em um claro jogo de equipe, foi algo praticamente impecável e digna de aplausos. Os dois pilotos da equipe terminaram na zona de pontos, e Liam Lawson certamente será promovido a funcionário do mês, pois foi o principal ativo para que tudo funcionasse para a equipe hoje.
Outro que teve uma corrida muito interessante foi Ollie Bearman, que se recuperou bem de sua penalidade de 10 posições no grid para terminar em 12º lugar.
Nas últimas voltas, Leclerc aplicou pressão intensa sobre Norris, aproximando-se a poucos décimos de segundo. O piloto monegasco teve várias oportunidades de atacar, especialmente quando Verstappen reduziu o ritmo à frente do pelotão antes de sua parada final.

Norris gerenciou a situação com maestria, mantendo Leclerc atrás até Verstappen finalmente entrar nos boxes na penúltima volta. O britânico ainda registrou a volta mais rápida da corrida a caminho da vitória, demonstrando o ritmo superior da McLaren.
A Williams conquistou pontos duplos com Albon e Carlos Sainz nas nona e décima posições, enquanto Fernando Alonso abandonou com problemas no motor de sua Aston Martin.
Os pilotos estreantes Franco Colapinto (Alpine) e Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) completaram suas primeiras corridas em Mônaco.
A Fórmula 1 segue agora para Barcelona, onde será disputado o Grande Prêmio da Espanha entre 30 de maio e 1º de junho, encerrando uma sequência tripla de corridas consecutivas. Piastri mantém a liderança do campeonato com apenas três pontos de vantagem sobre Norris.
Via Formula1.com

