Vencer até parece um prêmio de consolação diante de tanta ruindade com o fraco futebol apresentado pelos dois times.
A estreia do São Paulo na Libertadores 2025 foi contraditória. Por um lado, a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, na Argentina, garante três pontos fundamentais na classificação do grupo. Por outro, o desempenho apresentado em campo acende o alerta para a comissão técnica e torcedores.
O jogo foi simplesmente horroroso. Uma batalha física com disputas no meio-campo, um volume de faltas exageradas e pouca criatividade das duas equipes.
Mas… enfim… vencemos. Devo reclamar?
Com certeza!
Mudanças, táticas e problemas internos
Não sabemos exatamente o que aconteceu para que o Luciano ficasse no banco de reservas. Só sabemos que foi por conta de indisciplina (fonte: ESPN). Seja como for, Ferreirinha entrou no lado esquerdo do ataque, e até que deu uma maior movimentação ao time, algo que o titular não faria com eficiência.
Oscar retornou ao time com falta de ritmo e entrosamento, e isso se acentuou com toda a intensa marcação do Talleres ao jogador, o que dificultou a sua participação na criação ofensiva, o que reduziu o poder de articulação do meio-campo são-paulino.
A combinação dos dois fatores resultou no gol anulado de Calleri: a jogada foi construída pelo lado esquerdo, mas Oscar estava em posição de impedimento antes de realizar a assistência em gol.
Uma pena.
Um gol encontrado, não construído
O São Paulo só venceu porque encontrou um gol, depois de um rebote mal afastado pela defesa argentina. Finalização de fora da área, e três pontos para o São Paulo.
E poderiam ser dois a menos, pois o fraco e tecnicamente limitado Talleres ainda criou algumas claras oportunidades de gol no segundo tempo. Se o time argentino tivesse atacantes mais competentes, o resultado do jogo seria outro.
Enquanto isso, Luis Zubeldía segue muito criticado pela torcida por fazer substituições em momentos equivocados, e por deixar as jovens promessas do Tricolor de fora da ação.
Esta não é a primeira vez que as escolhas de Zubeldia causam desconforto. No recente empate contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro, decisões semelhantes já haviam sido questionadas pela torcida são-paulina.
E Zubeldía tem sempre que pensar que a paciência do torcedor é curta.
Lições aprendidas?
O futebol do São Paulo passou bem longe de ser o ideal hoje a noite, mas a vitória fora de casa na estreia deve ajudar (e muito) a trajetória do time nessa fase de grupos da Libertadores. Cada ponto conta no Grupo D, e mesmo sendo o favorito, a classificação não será das mais fáceis.
O time precisa evoluir. E muito. Se quer ter maiores aspirações da Libertadores, é preciso aprender as lições que o Talleres deixou, mesmo perdendo a partida.
Se bem que…
Poderia ser pior…
De novo: o resultado é satisfatório, principalmente quando comparado com o desempenho de outros times brasileiros nas competições sul-americanas.
O São Paulo sofreu para vencer, mas não foi como o Corinthians que perdeu em casa, o Botafogo que perdeu na estreia, e o Bahia que também tropeçou na primeira partida de seus respectivos campeonatos.
E o meu sono me fez lembrar que eu errei no vídeo que gravei sobre o jogo. E vai ter uma galera me criticando por isso.
Nem ligo.