Início » Esportes » São Paulo vence Talleres na estreia da Libertadores com futebol horroroso

São Paulo vence Talleres na estreia da Libertadores com futebol horroroso

Compartilhe

Vencer até parece um prêmio de consolação diante de tanta ruindade com o fraco futebol apresentado pelos dois times.

A estreia do São Paulo na Libertadores 2025 foi contraditória. Por um lado, a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, na Argentina, garante três pontos fundamentais na classificação do grupo. Por outro, o desempenho apresentado em campo acende o alerta para a comissão técnica e torcedores.

O jogo foi simplesmente horroroso. Uma batalha física com disputas no meio-campo, um volume de faltas exageradas e pouca criatividade das duas equipes.

Mas… enfim… vencemos. Devo reclamar?

Com certeza!

 

Mudanças, táticas e problemas internos

Não sabemos exatamente o que aconteceu para que o Luciano ficasse no banco de reservas. Só sabemos que foi por conta de indisciplina (fonte: ESPN). Seja como for, Ferreirinha entrou no lado esquerdo do ataque, e até que deu uma maior movimentação ao time, algo que o titular não faria com eficiência.

Oscar retornou ao time com falta de ritmo e entrosamento, e isso se acentuou com toda a intensa marcação do Talleres ao jogador, o que dificultou a sua participação na criação ofensiva, o que reduziu o poder de articulação do meio-campo são-paulino.

A combinação dos dois fatores resultou no gol anulado de Calleri: a jogada foi construída pelo lado esquerdo, mas Oscar estava em posição de impedimento antes de realizar a assistência em gol.

Uma pena.

 

Um gol encontrado, não construído

O São Paulo só venceu porque encontrou um gol, depois de um rebote mal afastado pela defesa argentina. Finalização de fora da área, e três pontos para o São Paulo.

E poderiam ser dois a menos, pois o fraco e tecnicamente limitado Talleres ainda criou algumas claras oportunidades de gol no segundo tempo. Se o time argentino tivesse atacantes mais competentes, o resultado do jogo seria outro.

Enquanto isso, Luis Zubeldía segue muito criticado pela torcida por fazer substituições em momentos equivocados, e por deixar as jovens promessas do Tricolor de fora da ação.

Esta não é a primeira vez que as escolhas de Zubeldia causam desconforto. No recente empate contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro, decisões semelhantes já haviam sido questionadas pela torcida são-paulina.

E Zubeldía tem sempre que pensar que a paciência do torcedor é curta.

 

Lições aprendidas?

O futebol do São Paulo passou bem longe de ser o ideal hoje a noite, mas a vitória fora de casa na estreia deve ajudar (e muito) a trajetória do time nessa fase de grupos da Libertadores. Cada ponto conta no Grupo D, e mesmo sendo o favorito, a classificação não será das mais fáceis.

O time precisa evoluir. E muito. Se quer ter maiores aspirações da Libertadores, é preciso aprender as lições que o Talleres deixou, mesmo perdendo a partida.

Se bem que…

 

Poderia ser pior…

De novo: o resultado é satisfatório, principalmente quando comparado com o desempenho de outros times brasileiros nas competições sul-americanas.

O São Paulo sofreu para vencer, mas não foi como o Corinthians que perdeu em casa, o Botafogo que perdeu na estreia, e o Bahia que também tropeçou na primeira partida de seus respectivos campeonatos.

E o meu sono me fez lembrar que eu errei no vídeo que gravei sobre o jogo. E vai ter uma galera me criticando por isso.

Nem ligo.

Vencemos.


Compartilhe