A gente te entende, Harrison Ford…
Ainda bem que todo mundo está aparentemente feliz com “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, menos é claro os fãs da Marvel, que mais uma vez recebeu um filme meia boca disfarçado de drama político denso.
Mas como o filme, em teoria “se pagou” com míseros US$ 192 milhões no seu final de semana de estreia (ele teve um orçamento de US$ 180 milhões), ninguém vai reclamar de qualidade, não é mesmo?
Muito menos o Harrison Ford, que assumiu pra quem quisesse ouvir que fez o que fez pelo dinheiro e nada mais, e faz piada sobre isso como um homem feliz, que ganhou o seu salário de forma honesta e voltou para casa.
Foi pago para fazer algo estúpido
Falando dessa forma, dá até para imaginar que o ator fez tudo de má vontade. Aparentemente, não é bem assim.
Ford deu várias entrevistas nos últimos meses onde abordou o assunto de forma direta mas usando diferentes tons para ilustrar sua declaração.
Na Variety, ele confirmou que aceitou passar pelo ridículo de ser digitalmente alterado para ser o Hulk Vermelho pelo dinheiro:
“O que era necessário? Que eu não me importava. Demorou para ser um por dinheiro, algo que eu já fiz antes. Eu não quero menosprezá-lo. Só estou dizendo que você tem que fazer certas coisas que, normalmente, sua mãe não gostaria que você fizesse, ou seu treinador de atuação, se você tiver um. Mas é divertido e eu gostei. Eu me diverti muito e adoro a reação que tivemos ao trailer.”
Depois, na MTV, ele dobrou a aposta quando perguntando como ele conseguia controlar aquela parte do cérebro que dizia “você parece um”, ao tentar controlar o alterego do Hulk no ego do presidente Ross:
“Não quero decepcioná-lo, mas é para isso que serve o dinheiro. Não é mágica, é comércio… O que não quer dizer que farei qualquer coisa por dinheiro. Quero ter certeza de que haverá um público seguindo a jornada em que estou embarcando, e que é algo que esse público me permite fazer. (…) É o mercado, meu amigo!”
Podemos culpá-lo por falar?
Não. É claro que não.
Acho até que Ford foi brando nas declarações. Há um histórico de comportamento dele que é problemático, demonstrando em várias oportunidades como ele é mau humorado e mal resolvido na vida.
E fazer algo apenas e tão somente por dinheiro é sim algo bem divertido quando tudo dá certo. Então, não podemos reclamar das falas dele. Só não podemos tirar de contexto, pois não foi tão sério quanto tentaram dar a entender.
Harrison Ford está, aparentemente, uma pessoa mais tranquila. Não tem mais que perder tempo com Indiana Jones, e pode ser chamado de volta pela Marvel no futuro, por causa dos acontecimentos do longa protagonizado por Anthony Mackie.
Aliás, Ford está tão de boa, que rasgou elogios para Mackie no ScreenRant. O que é realmente raro de se ver em um ator com o seu perfil e personalidade.