Compartilhe

Se você está buscando novas formas de entretenimento em casa, ou procura dar um uso profissional para as modificações das músicas em MP3 de sua biblioteca de arquivos digitais, esse post pode interessar e muito aos mais curiosos e habilidosos com os softwares de edição. Mesmo porque muitos de nós já pensamos em isolar a voz de uma música, mas é difícil encontrar uma solução que faça isso de forma simples.

Poder isolar a voz de uma canção pode ser algo muito útil para finalidades muito distintas: por exemplo, é possível ouvir apenas a interpretação do cantor de forma nua e crua, sem a interferência da harmonia da canção, ou aprender todos os recursos vocais que ele utiliza ao cantar a música, ou quem sabe entender melhor a letra da música ou samplear a sua voz em uma nova música.

Pois bem, tem um site que está prometendo realizar essa tarefa por você da forma mais descomplicada possível.

 

 

 

À Capella ou karaokê

 

 

O Acapella Extractor é um site que promete separar a voz de uma música em questão de segundos, e sem cobrar nada por isso. Basta enviar o arquivo em formato .WAV ou .MP3 e esperar que a ferramenta faça o trabalho sujo por você.

Leve em consideração que o arquivo a ser enviado não deve ter mais de 80 MB de tamanho, ou superar os 10 minutos de duração. Essas limitações são impostas para não saturar os servidores da plataforma.

Outro ponto positivo é que não precisamos criar nenhum tipo de registro no site para utilizar o Acapella Extrator. O site é baseado em uma rede neuronal especificamente treinada para separar a voz do restante dos elementos de uma canção.

O código da plataforma também pode dividir a canção em cinco vias: voz, bateria, baixo, piano e outros instrumentos. Na teoria, é possível treinar o código para distinguir outros instrumentos, mas os dados de treinamento não estariam disponíveis nesse momento em quantidades suficientemente grandes para treinar a maioria dos instrumentos.

Nada mal.

Os resultados são promissores e, em alguns casos, surpreendentes. Estamos falando de uma plataforma online (e não um software onde você precisa instalar no computador), que realiza o isolamento dos instrumentos (ou da voz do restante da música) em minutos, e faz tudo isso de graça. É quase um milagre.

 

 

Por outro lado, é uma ferramenta simplificada, e para resultados mais completos, é preciso utilizar um software dedicado (muito mais caro). Além disso, para quem procura uma ferramenta que faça o contrário, ou seja, que remove a voz e deixa apenas a parte instrumental da canção, pode utilizar outro aplicativo criado pelo mesmo desenvolvedor do Acapella Extractor, o Vocals Remover.

Ou seja, temos aqui duas versões diferentes de uma mesma ferramenta. Uma solução é perfeita para ser utilizada em modo karaokê, e a outra é para apreciar a voz do cantor sem as distrações dos demais instrumentos executando aquela canção.

Acho que os mais curiosos terão duas interessantes soluções para se divertir nos próximos dias. Vale a pena pelo menos a visita e alguns testes sem compromisso. Lembrando que nenhuma música que você enviar para a plataforma será modificada, pois o arquivo original permanece salvo no disco rígido do seu dispositivo.

 

 

Via Reddit


Compartilhe