Compartilhe

Hoje, o micro-ondas é um eletrodoméstico considerado indispensável na cozinha de qualquer casa, mas nem todos sabem usá-lo corretamente. Tem gente que coloca qualquer coisa para aquecer ou cozinhar com esse dispositivo, e os riscos de problemas são enormes.

Ele pode ser um bom recurso para aquecer comida rapidamente e até arriscar algumas receitas rápidas, mas não para fazer de tudo com ele. É bem provável que, em algum momento, você já tenha utilizado o micro-ondas da forma errada.

Por isso, vamos apresentar uma lista de itens que jamais devem ser aquecidos em um micro-ondas.

 

 

 

Ovos com casca

 

 

É pedir pelo desastre. O calor gera muito vapor no ovo, que não tem por onde escapar. Assim, o ovo pode explodir dentro do micro-ondas e, se não causar um dano maior, será muito complicado limpar o eletrodoméstico por dentro.

 

 

 

Descongelar carne

 

 

Está bem longe de ser uma boa ideia porque, entre outros motivos, as bordas de cada pedaço de carne cozinham mais que no centro, que é mais grosso. Se o seu micro-ondas não distribui a temperatura corretamente (e o alimento fica girando lá dentro para essa finalidade), isso pode gerar o aumento das bactérias no alimento. É melhor deixar a carne descongelando durante a noite dentro da geladeira para cozinhar no dia seguinte.

 

 

 

Leite materno

 

 

Aqui, você tem a grande possibilidade de provocar pontos quentes na bebida, o que é péssimo para os bebês que vão beber esse leite. Sem falar que o micro-ondas pode destruir algumas das proteínas que estimulam o sistema imunológico do leite materno pelas altas temperaturas.

 

 

 

Metal

 

 

Todo mundo sabe o que acontece aqui, e para quem não sabe, eu digo agora: você pode provocar um incêndio. Se a sua comida está em um recipiente de metal, tire a comida dele e coloque em um bowl ou um prato ou um recipiente de vidro apto para o micro-ondas. O mesmo vale para vasilhas com adornos metálicos (por menor que sejam), recipientes de aço inoxidável e de papel alumínio.

 

 

 

Tupperware de plástico

 

 

Ah, o famoso Tupperware que as mães e as pessoas que moram sozinho tanto gostam… é um invento que ajuda na vida como um todo, mas as vasilhas de plástico não podem ir no micro-ondas, infelizmente.

O motivo? Muitos plásticos contam com produtos químicos similares aos estrógenos, e podem passar para os alimentos quando o plástico é aquecido. 95% de todos os produtos e recipientes plásticos contam com substâncias químicas que liberam essa substância quando são utilizados no micro-ondas, nas máquinas de lavar louça e até no contato com a água quente.

 

 

 

Recipientes com espuma de poliestireno

 

 

É comum encontrar esse material em comidas das grandes redes de fast food. Sabe aquela caixinha branca onde o seu lanche vem dento? Então… não coloque ela dentro do seu micro-ondas. Tire o lanche de dentro dela e coloque em um prato antes de aquecer.

 

 

 

Micro-ondas vazio

 

 

Diferente do que acontece com outros eletrodomésticos, é recomendável que você não coloque o micro-ondas para funcionar completamente vazio, pois isso pode causar danos no aparelho ou até provocar um incêndio. Se resíduos de comida ficam dentro do aparelho depois de aquecer um prato, ou coloque uma tampa para evitar isso ou limpe o produto por dentro com um pedaço de pano para remover os resíduos de comida.


Compartilhe