SHAASUIVG. Esse palavrão invadiu as redes sociais nos últimos dias, e mostra como uma ‘sutil’ mudança de algumas tipografias e símbolos pode criar uma marca imitação de uma gigante da tecnologia.

O The Verge descobriu essa malandragem, acusando a loja online chinesa Pinduoduo de proteger tais falsificações. A nova marca apareceu na loja online, oferecendo ofertas incríveis e absurdas, como uma TV 4K de 55 polegadas por apenas US$ 57.

Até a Bloomberg apareceu na conversa, produzindo uma matéria alertando que as autoridades chinesas estão conscientes do assunto, e que já estão tomando providências sobre o tema.

Os reguladores chineses anunciaram uma investigação sobre denúncias generalizadas de falsificações vendidas através da Pinduoduo Inc. apenas uma semana depois que o operador do comércio eletrônico apresentou uma oferta pública inicial de alto nível nos EUA.

Ou seja, a SHAASUIVG é apenas mais uma dessas falsificações nefastas que aparecem na Ásia de tempos em tempos, ludibriando os usuários mais inocentes ou menos conhecedores de tais práticas.

Ou para os asiáticos, que não se importam com as falsificações.