O Shortcut é uma pulseira inteligente que promete tornar possível o impossível: permitir a interação de amputados com o computador.
Normalmente uma pessoa amputada de uma mão recebe uma prótese simples, que recupera parte da funcionalidade. Mas o caminho a percorrer é bem longo, e as funcionalidades reduzidas, principalmente as de agarre.
Esta pulseira é presa na área do pulso ou no início do antebraço, e conta com um disco na parte inferior, que recebe um sensor ótico que atua efetivamente como mouse.
Desse modo, quando movemos a área onde a pulseira está instalada, esse movimento é transmitido em tempo real para o ponteiro do mouse no computador, permitindo ao usuário extrair reações totalmente naturais e precisas sem esforço.
O clique é feito com uma segunda pulseira de maior tamanho, colocada no final do antebraço, desenvolvido para reconhecer os movimentos musculares que se produzem nessa área, fruto dos chamados “gestos fantasma” e traduzidos em cliques de mouse.
O Shortcut está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas é uma proposta muito interessante que pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas amputadas.
Via SlashGear