Compartilhe

fig1_origninal

O SideSwipe é um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade de Washington, que utiliza ondas de rádio para detectar os movimentos da mão do usuário.

A ideia visa aproveitar as interferências produzidas pelas mãos nos sinais radioelétricos transmitidos pelo smartphone quando se passa as mãos sobre ele, que são reconhecidos por uma antena especial, que detecta o gesto realizado. No ponto atual, o sistema é capaz de detectar até 14 gestos, com uma precisão de até 87%.

Principal vantagem desse sistema é não usar a câmera do smartphone, reduzindo assim o consumo de bateria (as antenas consomem eletricidade menor que a câmera, e o software é muito básico, exigindo muito pouco da CPU).

Outra vantagem são os gestos que podemos realizar com o smartphone dentro do bolso, como por exemplo para silenciar chamadas. Basta passar a mão sobre o telefone, sem retirá-lo de onde ele está, que a campainha é silenciada.

Outros recursos como mudar faixas de música, ativar o viva voz, atender uma chamada e outras estão em testes. Para que tudo funcione direito, é preciso reduzir o tamanho das antenas e de todo o sistema a ponto do mesmo pode ser inserido em um case externo de um smartphone tradicional.

 

+info


Compartilhe