doom-windows95-xbox-one

Se você se surpreendeu com um vídeo do Apple Watch rodando o Windows 95, veja essa: o Youtuber vcfan instalou o mesmo sistema operacional da Microsoft no Xbox One. Não só inicializou, como jogou nele o clássico Duke Nukem 3D.

O segredo do sucesso aqui é o DOSBox. A Microsoft permite a criação de aplicativos universais que rodem com o Xbox One, e a partir daí o vcfan instalou o Windows 95 em uma máquina virtual do MS-DOS, utilizando um Xbox One para desenvolvedores.

Na realidade, o vídeo é uma pequena mostra do que veremos com maior frequência a partir do segundo semestre de 2016, quando a Microsoft habilitar o suporte completo de aplicativos UWP para Xbox One. Por outro lado, por ser um suporte muito restrito, não descarte a possibilidade de voltar a pagar por jogos e softwares do passado, que devem aproveitar o ‘efeito nostalgia’ para capitalizar.

Mais detalhes sobre esse suporte para aplicativos universais devem ser anunciados na próxima E3 2016, onde também deve ser anunciada a integração do assistente digital da Microsoft, o Cortana, no Xbox One.

Vídeo demonstrativo a seguir.