Compartilhe

Eu nem sei se isso é humanamente possível ou aceitável, e nem posso fazer qualquer tipo de afirmação nesse sentido, pois não sou a pessoa que medita constantemente ao longo da vida. Na verdade, só estou apresentando a opção para o amigo leitor, e os especialistas (sempre tem) que podem dizer se isso aqui vale a pena ou não.

Mas em tempos tão complicados como o que vivemos nesse momento, ferramentas para manter o centro emocional das pessoas são bem vindas. Nos últimos anos, vários aplicativos e plataformas com essa finalidade estão aparecendo com maior profusão, e alguns casos de sucesso merecem destaque, como o Headspace. Esse app tem nesse momento 62 milhões de downloads ao redor do mundo e até 2 milhões de usuários pagos.

A efetividade do Headspace está cientificamente comprovada. Estudantes universitários conseguiram reduzir o seu estresse utilizando sua plataforma, e outro estudo publicado pelos responsáveis pelo aplicativo mostra como pacientes com câncer mitigaram os sinais de fadiga com o uso dessa ferramenta. Ou seja, está provado que funciona.

Agora… meditação em um minuto? Será que isso é possível?

 

 

 

Tire um minuto para você

 

 

O Meditation.com é um site bem simples, mas que pode ser muito útil para aquelas pessoas que estão interessadas em realizar um momento de meditação. O que o site propõe? Algo bem simples, mas muito importante para qualquer pessoa: tirar um momento para você mesmo.

“É assim. Aqui e agora. Você só precisa de um minuto para reiniciar e estar presente.”

 

O site convida o usuário a se sentar em uma posição confortável e pressionar o botão de cor violeta que aparece na metade do site. Ao fazer isso, basta fechar os olhos, concentrar na respiração e voltar a abrir os olhos quando a campainha de timer soar.

 

 

Posso até parecer cético, mas a proposta em si é bem válida. Alguns especialistas sugerem que qualquer pessoa deve (e precisa) tirar um minuto do seu tempo para pensar nas pessoas que mais ama e o quanto elas são importantes em nossas vidas. E isso pode resultar em uma interessante manutenção emocional que pode nos ajudar a enfrentar esse mundo louco que nos cerca.

Você pode escolher deixar uma música ambiente de fundo (que pode ser útil quando utilizamos fones de ouvido e estamos em um ambiente barulhento ou viajando) ou desativar esse áudio para quem quer meditar no completo silêncio.

Para quem está meditando há muito tempo, certamente vai entender que as mudanças são muito mais significativas se tentamos meditar por um tempo maior. De qualquer forma, o Meditation.com pode ser um bom começo para quem nunca meditou na vida, ou uma boa forma para lembrar que precisamos fazer uma pausa durante o dia para pensar um pouco na vida.


Compartilhe