Compartilhe

O que aconteceu com George Floyd em 25 de maio de 2020 não foi um caso isolado ou uma “maçã podre dentro do cesto”, como deu a entender o presidente dos Estados Unidos. Foi um crime de racismo, puro e simples. Foi uma demonstração explícita do ódio de algumas pessoas contra o diferente.

A morte de Floyd detonou uma crise sem precedentes. No meio da pandemia global, uma onda de protestos ocupou as principais cidades norte-americanas, e não há qualquer tipo de previsão para que o conflito chegue ao fim por lá.

Floyd, um afro-americano de 54 anos, foi acusado de falsificar uma nota de US$ 20. Três policiais o imobilizaram e um deles (Dereck Chauvin) colocou o seu joelho no pescoço de George, que já estava detido e devidamente algemado.

Dereck assassinou Floyd, estrangulando o suspeito de forma cruel e absurdamente covarde.

 

 

 

Dá ânsia de vômito de tanta revolta

 

 

Oito minutos e 46 segundos. Pode parecer pouco tempo para você, que nunca viveu esse tipo de situação. Mas colocando no contexto apresentado nos parágrafos anteriores, esse tempo é uma eternidade.

Para fazer com que a maioria das pessoas possa ter uma vaga ideia do que aconteceu, foi criado o site 8m46s.com. Ele funciona como um temporizador, mostrando visualmente a quantidade de tempo em que Floyd ficou no solo, clamando pela própria vida, sofrendo os efeitos da asfixia provocada pelo joelho do policial branco contra o seu pescoço. O site também convida os seus visitantes a acompanhar esse tempo em silêncio, e refletir sobre o ato durante esse tempo.

Além disso, o temporizador conta com algumas das mensagens que Floyd disse (entre lágrimas) antes de perder a consciência e começar a espumar pela boca:

 

“Por favor, por favor! Não consigo respirar, agente… Não consigo respirar…”.

 

É quase inacreditável que um temporizador na tela do seu navegador pode fazer com que o seu estômago comece a embrulhar, deixando as suas mãos frias de tanta revolta. Em plataformas como o Reddit, o site está se tornando viral, com muitos usuários relatando que a simples página web consegue transmitir uma mensagem muito poderosa. Há quem não consiga aguentar mais de um minuto acompanhando o temporizador.

Como você mesmo pode constatar, em alguns casos, as páginas web mais simples são capazes de transmitir uma mensagem que pode ser muito complexa de entender. Muitos não conseguem ver o vídeo da morte de Floyd, seja porque as imagens são fortes, seja porque são indiferentes ao fato.

Mas peço que você, que chegou até o final desse post, que ao menos tente ver o vídeo ou o temporizador, e tenha um pouco de empatia diante desse crime brutal.

E, se puder, que faça alguma coisa para que o racismo acabe.


Compartilhe