Em 20 de novembro, a LG Electronics adicionou uma patente na USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos) de um smartphone com 16 câmeras. E só de pensar nisso eu tenho arrepios, pois considero essa proposta uma aberração sem precedentes.

Lá em 2011, o LG Optimus 3D já contava com uma câmera dupla para oferecer um efeito 3D nas fotos. Não foi um sucesso, mas inspirou a marca a lançar o LG G5 com a câmera dupla. E só depois de um tempo que a concorrência seguiu o mesmo caminho dos coreanos.

O problema é que dá a impressão que os fabricantes simplesmente perderam a mão da coisa. Agora, todo mundo quer utilizar quatro, cinco, seis (a Samsung tem patente com seis), nove (a Nokia) e agora 16 câmeras traseiras! Isso lá é possível?

Ao que parece, sim, já que os documentos chegam a mencionar os possíveis cenários de fotos que essas câmeras poderiam atuar, com situações específicas para fotografias específicas.

Por exemplo, lentes específicas para um disparo, fotos com múltiplas lentes ao mesmo tempo, para escolher a melhor foto de uma série, combinar fotos registradas ao mesmo tempo por diferentes lentes em uma imagem em movimento, cortar a cabeça de uma pessoa ou objeto para mudar a sua posição, entre outros efeitos.

 

 

Por enquanto, sabemos que a patente não seria excludente com o design, uma vez que estabelece que o conjunto também poderia se aplicar a um smartphone dobrável.

Mesmo assim, acho isso uma temeridade. Não apenas no design, pois tantas lentes chegam a dar arrepios, como também nas funcionalidades. Eu entendo que lentes dedicadas entregam melhores resultados, mas tantas lentes para diferentes situações?

Com certeza não é um dispositivo para o usuário final. É claramente pensado nos entusiastas da fotografia. E será que realmente não temos uma solução de software que seja eficiente o suficiente para entregar boas fotos em diferentes condições de uso?

Bom, é apenas uma patente. Não quer dizer que um dia vai chegar a ser um produto final. Com sorte a tecnologia evolui e se transforma em outra coisa mais interessante e atraente.

 

+info