Compartilhe

samsung-forum-2013

Eu não estava lá na Colômbia, mas o TargetHD.net foi um dos poucos blogs brasileiros que falaram no assunto. Até porque recebi os releases no final da tarde do evento. De qualquer forma, e independente das escolhas da Samsung para selecionar os veículos convidados para tal evento, vou dar os meus pitacos sobre o Samsung Forum 2013, evento anual da fabricante coreana na América Latina, onde eles apresentam os portfólios de produtos preparados para a região nesse ano.

Uma coisa que sempre temos que lembrar é que, hoje, a Samsung é uma das maiores fabricantes de tecnologia de consumo do mundo. E não falo só de eletrônicos. Pode colocar na lista eletrodomésticos, produtos para o lar e escritório, informática… a lista é longa. podemos conhecer mais a Samsung pelos smartphones e tablets, mas fato é que a empresa se apresenta versátil em diferentes segmentos. Por isso, vemos em um evento como esse produtos das mais diferentes categorias.

Mas antes que você fale “eu não ligo para TVs e lavadoras de roupa; quero saber de smartphones e tablets”, devo lembrar que muito batemos na tecla da inovação nos últimos tempos (principalmente quando outras empresas não fazem isso #ouch), e nesse aspecto, a Samsung (e outros fabricantes que se dedicam aos eletrônicos de consumo e outros segmentos de tecnologia doméstica) consegue oferecer opções interessantes nesse aspecto. A prova disso foram os anúncios do refrigerador Samsung Top Mount, da lavadora Samsung Wobble, e do forno Smart Oven. Não são apenas eletrodomésticos, mas sim, eletrodomésticos com recursos inteligentes, que podem facilitar a vida da dona de casa. Ou do geek que nunca teve muita intimidade com esse tipo de produto.

UHD-85S9

Mas as áreas de maior destaque da empresa seguem sendo os eletrônicos. A Samsung anunciou a chegada da primeira TV UHD (Ultra High Definition) da empresa, a UHD-85S9. Além disso, novos modelos da linha F8000 de LED foram anunciadas, e todas essas novidades estarão disponíveis no mercado ao longo de 2013.

No segmento mobile, ninguém realmente esperava um preview do Samsung Galaxy S IV (até porque se isso acontecesse, seria o mesmo que entregar o ouro para o bandido). Logo, o grande destaque foi o anúncio que o Galaxy Note 8.0, tablet que foi anunciado antes da Mobile World Congress 2013 começar, vai chegar ao mercado latino-americano ao mesmo tempo dos mercados da Europa e dos Estados Unidos. Na prática, o lançamento do novo tablet da Samsung será mundial, e o modelo tem previsão de chegada para o segundo trimestre de 2013, mas sem revelar datas ou preços. Bom, basicamente o anúncio que o produto vai chegar.

Entre os smartphones, um novo modelo de linha média (Galaxy Express), e novos modelos de entrada das linhas Young e Duos. Um deles já está disponível em nosso mercado, o Galaxy Gran Duos. Nesse ponto, o evento decepcionou um pouco, mas pelas notícias que recebi por aqui, esse não era o foco principal. Aliás, nem poderia ser, uma vez que um dos grandes atrativos da nova leva de produtos era mesmo a TV em UHD, e no caso dos smartphones… dia 14 de março é semana que vem, certo?

Resumindo: o Samsung Forum 2013 foi um preview de tudo o que a empresa está preparando para o ano no continente. Uma porção de cada coisa, e que mostra claramente que, assim como os seus principais concorrentes, os coreanos vão investir pesado no objetivo de entrar na casa do consumidor, ocupando praticamente todos os espaços que reservamos para a tecnologia doméstica.
Você pode acessar os posts do TargetHD sobre o Samsung Forum 2013.


Compartilhe