sony-xperia-x-mwc-2016-10

A Sony apresentou na MWC 2016 a sua nova série de smartphones de linha média-premium, a Xperia X. Não se esperava um top de linha no evento de Barcelona, mas também levanta-se algumas dúvidas sobre o que essa nova linha tem a dizer em um mercado com pontos de saturação, e para uma empresa que tenta se salvar no mercado mobile.

São três modelos: Xperia X, Xperia XA e Xperia X Performance. Cada um deles visa atender a um determinado tipo de público, um consumidor em específico e uma faixa de preço que precisa atender. Não há diferenças estéticas entre os três modelos, que só se diferenciam na prática por conta do tamanho de tela, capacidades fotográficas e algumas características adicionais nas especificações técnicas.

São modelos com design bem cuidado, um acabamento que oferece uma aparência de produto top de linha, com um resultado final melhor do que aquilo que foi visto em outras séries da Sony. Nesse aspecto, vemos uma evolução em relação ao que a empresa se propôs a fazer. E olha que muita gente elogia a marca por conta da estética dos seus produtos. Porém, não podemos negar que a linha Xperia X apresenta uma clara evolução nesse aspecto.

sony-xperia-x-mwc-2016-11

Por outro lado, os modelos não contam com diferenciais significativos para convencer o consumidor. Não me entendam mal. Podem ser ótimos smartphones, mas fora as tecnologias proprietárias da Sony para as suas telas, sensores de câmera e bateria, são modelos que se enquadram na média do do que já vimos em outras oportunidades. Tem um acabamento melhor, um hardware bem ajustado… e a perspectiva de um preço elevado.

O que realmente mata na Sony é o fato deles cobrarem caro pelas soluções que eles mesmos criam. O modo Stamina (para economia de bateria) é realmente muito eficiente. As telas com tecnologia Triluminos são algumas das melhores do mercado mobile, e os seus sensores fotográficos são utilizados até pelos seus concorrentes diretos. Ou seja, por que a Sony cobra tão caro por coisas que eles mesmos desenvolvem?

A única resposta que tenho? A grife.

sony-xperia-x-mwc-2016-08

Os novos modelos da linha Xperia X não tiveram preços anunciados na MWC 2016. Porém, eu mesmo não acredito que eles chegarão ao mercado com valores competitivos. Nem lá fora e, muito menos, aqui dentro. Todos nós sabemos o histórico da Sony nesse segmento. A não ser que a empresa finalmente tenha decidido acordar pela sua sobrevivência, e decida oferecer esses modelos com um preço mais modesto, na tentativa de alavancar as suas vendas.

Não reclamaria disso. Pelo contrário. Muita gente vai comemorar. Principalmente os fãs da Sony, que não são poucos. Entendo a decisão da empresa em não apresentar um top de linha no evento de Barcelona, buscando atrair mais holofotes para um anúncio individual. Mas é fundamental que, ao apresentar os modelos de linhas intermediárias, que eles comecem a rever os conceitos com maior urgência.

Caso contrário, a divisão mobile da Sony terá o mesmo fim da VAIO.