sony-xperia-z5

A Sony apresentou na IFA 2015 o Sony Xperia Z5, smartphone top de linha que chega para substituir o Xperia Z3+ (ou Xperia Z4, como preferir). Com foco nas qualidades de câmera traseira e na resistência à água, o novo top de linha dos japoneses tenta repetir a fórmula que no passado deu certo, mas que no presente apresenta problemas para deslanchar.

É fato que chama a atenção ter o foco mais rápido do mercado (0.03 segundo), um modo de zoom digital eficiente, um excelente sensor Exmor RS de 23 megapixels, uma câmera frontal razoável (digo isso porque a própria Sony oferece alternativas com sensores frontais mais otimizados para as selfies) e proteção IP65/68 são credenciais para um bom dispositivo. Porém… será que são suficientes para dar uma maior notoriedade para a marca?

Não sei. Por mais atraente que o Xperia Z5 pareça no papel, eu tenho quase certeza que a Sony vai repetir a fórmula não muito bem sucedida de supervalorizar o seu produto estrela, colocando o modelo na mesma faixa de preço de seus concorrentes diretos (aka Apple e Samsung). Ok, nada de errado nisso. Acontece que a Sony não é nem a Apple, nem a Samsung.

A marca não conta com toda essa popularidade e fidelidade junto ao consumidor. Quero dizer, quem gosta da Sony gosta e pronto. Mas quem não gosta, nem se esforça em conhecer suas opções, porque o preço é proibitivo. E gastar por gastar, vale mais a pena ir direto para o iPhone ou um Galaxy S6 (esqueça os anteriores, já que esse é o melhor disparado).

É uma pena. O Sony Xperia Z5 não é um produto ruim. Pelo contrário: é um bom smartphone, apesar de já estar um pouco atrás de alguns dos seus concorrentes nas especificações técnicas. Mas chegará muito caro. E não falo só no Brasil, mas nos mercados onde ele busca visibilidade. Talvez essa pode ser uma das últimas cartadas da Sony no mercado mobile.

Lembrando: o Xperia Z3 já ficou abaixo das expectativas, com vendas baixas e problemas no seu hardware. E o Xperia Z4 não chegou em todos os mercados onde a Sony está presente.

É bom o Xperia Z5 dar certo. Para o bem da Sony.