Compartilhe

Lembrar que é necessário solicitar o cancelamento de uma assinatura antes que a próxima mensalidade seja cobrada é um desafio. Todo mundo gosta de períodos de testes gratuitos, pois é fácil receber esse benefício. Difícil depois é se livrar do serviço, pois nos esquecemos de cancelar antes do período de testes acabar.

No final das contas, a conta chega para o usuário. E pode ser cara, dependendo da quantidade de serviços que estamos testando. E pior: em alguns casos, somos obrigados a seguir utilizando o serviço, simplesmente porque estamos pagando.

Felizmente, esse hábito pode ser corrigido. Ou com o esforço individual, ou com a ajuda de um aplicativo. O Subscrybe é um projeto que ainda está em fase beta, mas que promete nos ajudar a lembrar as datas de renovação de nossas assinatura, dando a chance para você tomar uma atitude sobre essa questão. Seja ela qual for.

 

 

 

Cancelar uma assinatura “as a service”

 

 

Basta instalar a extensão do Subscrybe no Google Chrome, e quando você assina o serviço, ele registra a data de renovação, para que você não se esqueça de decidir em ficar ou sair do serviço. Quando a data de renovação ou cancelamento do serviço se aproxima, a extensão lembra você que uma decisão precisa ser tomada.

Por enquanto, o funcionamento do Subscrybe é bem limitado (mesmo porque ainda está em fase beta). No futuro, ele promete incorporar a capacidade de sincronização com contas da Apple e do Google para o controle das assinaturas no iOS ou Android, adicionar alertas como notificações do Google Chrome e e-mail e um comparativo de preços que indica se existe uma oferta melhor para o serviço contratado.

O Subscrybe ainda está dando os seus primeiros passos, mas já se demonstra ser bem útil como um lembrete para cancelar uma assinatura. Se os planos do seu desenvolvedor se confirmarem, podemos estar diante de uma ferramenta excelente para o dia a dia. A evolução do projeto deve depender (em boa parte) da acolhida dos usuários ao serviço.

Acho que vale a pena dar uma chance para o Subscrybe se a sua relação com as assinaturas for semelhante ao de um descontrole gerado por um estágio de quase Alzheimer na hora de lembrar que precisa cancelar ou renovar os planos. Caso contrário, você corre o sério risco de seguir pagando por um serviço que você não quer.

É claro que uma plataforma nova como Subscrybe desperta uma certa desconfiança nos aspectos de segurança de sua conta ou privacidade dos seus dados. Mas tudo aponta para um serviço que quer mais ajudar do que atrapalhar a sua vida online.


Compartilhe