Tem jogos novos para o Atari 2600… está sabendo disso? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Tem jogos novos para o Atari 2600… está sabendo disso?

Tem jogos novos para o Atari 2600… está sabendo disso?

Compartilhe

A Atari (lembra dela?) colocou no mercado três novos cartuchos que são compatíveis com o Atari 2600, videogame que chegou ao mercado em 1977. Ou seja, pode tirar o seu de dentro do armário, limpar a poeira e conectar na TV de tubo que você não tem, pois tem jogo novo pra jogar.

Eu sei que alguns vão se perguntar: “por que a Atari está fazendo isso?”.

Além de ganhar dinheiro (é claro), a nostalgia é algo que está em alta no mundo de hoje. E não tem nada de mais capitalizar em cima do saudosismo alheio.

Roberto Carlos faz isso com a sua avó todos os anos. Logo, funciona.

 

 

 

O que está acontecendo na prática?

Vamos colocar um pouco de contexto nessa notícia.

Os jogos lançados para o Atari 2600 são: Yar’s Return, Saboteur e Aquaventure. Os três títulos são inéditos e foram desenvolvidos há 44 anos atrás, mas por diversos motivos não chegaram ao mercado na sua época.

Na década de 1970, a Atari tinha o mesmo peso da Sony hoje, e o Atari 2600 era o PlayStation da época. Porém, o fiasco do jogo E.T. (baseado no filme do Spielberg) foi gigantesco, a ponto de ter cartuchos de jogos enterrados no deserto.

A Atari quebrou depois disso, e quase fez toda a indústria de videogames desaparecer. Foi vendida e revendida várias vezes, até que os seus atuais donos lançaram uma nova empresa, a AtariXP, que é quem está lançando os jogos em cartucho para o Atari 2600.

Os jogos são lançados com base em três critérios:

  1. Jogos que foram concluídos, mas nunca foram lançados oficialmente , ou foram lançados em um número muito limitado.
  2. Jogos cujo hardware se tornou extremamente raro e, portanto, difícil de encontrar.
  3. Uma grande variedade de jogos clássicos que se beneficiariam de pequenas melhorias nos gráficos e na suavidade e precisão dos controles. Esses jogos são cuidadosamente recondicionados e, em seguida, reeditados.

 

 

 

Quanto custam os jogos?

Amigo, se prepara que a pancada é pesada.

A edição padrão dos jogos custa US$ 49,99, em edição limitada de 1.500 unidades, incluindo o jogo, manual, poster e livro. Já a edição de luxo custa US$ 149,99 e terá 1.983 unidades disponíveis, e conta com um manual expandido, um broche, um patch, certificado de autenticidade e cópia digital do jogo para o console Atari VCS.

Por enquanto, os jogos estão disponíveis apenas para os EUA, e não há previsão para o Brasil. Mas… com o dólar nas alturas, não acho que todo o saudosismo do mundo vale essa pequena montanha de dinheiro para jogar novos jogos no Atari 2600.


Compartilhe