Tempestade (dos X-Men) pode deter a mudança climática global? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Tempestade (dos X-Men) pode deter a mudança climática global?

Tempestade (dos X-Men) pode deter a mudança climática global?

Compartilhe

Tempestade. Uma das personagens mais emblemáticas dos X-Men, e uma Halle Berry que mandou bem no papel. A heroína de origem africana que nasceu em Nova York apareceu pela primeira vez em 1975, e foi recrutada por Charles Xavier por causa dos seus poderes de controle atmosférico.

Ou seja, ela pode gerar nevascas, tempestades elétricas, tornados, furacões e outros eventos que podem interferir de forma decisiva no clima de um local, cidade e até do planeta.

Mas… com todo esse potencial… Tempestade poderia resolver o problema da mudança climática global?

 

 

 

Não é tão simples assim…

Uma coisa é o clima. A outra, bem diferente, é a previsão do tempo. Nem preciso dizer que os especialistas em meteorologia que estão lendo este post não só compreendem esse conceito, como concordam com minha afirmação e preferem o segundo termo como premissa correta.

Previsão do tempo ou tempo atmosférico se refere às mudanças na atmosfera em curtos períodos de tempo. Clima é quando essas mudanças atmosféricas são mais longas, como aquelas que acontecem entre uma estação do ano e outra.

Diferentes regiões contam com diferentes climas, e como o mundo é muito grande, os efeitos das mudanças climáticas sobre o planeta são relativamente complexos.

Até mesmo para alguém como a Tempestade.

 

 

 

Tempestade pode nos salvar?

 

 

O máximo que Tempestade pode fazer por nós é controlar o tempo atmosférico, e não o clima. Ela pode controlar o vento, o relâmpago, reduzir ou elevar a temperatura no local onde ela está, pode gerar raios e outros fenômenos atmosféricos, pois possui um excelente controle sobre a pressão atmosférica.

Ela também pode controlar essas condições em áreas amplas, mas sempre influenciando na pressão atmosférica do local, e não no clima do planeta. E isso faz sentido, já que todos os fenômenos que ela consegue interferir ou produzir (incluindo é claro chuvas, tempestades e furacões) está diretamente relacionados com as mudanças nas pressão atmosférica.

Em resumo: os poderes mutantes de Tempestade são mais locais, e não tão abrangentes a ponto de mudar o clima do planeta. Ela pode (por exemplo) ajudar em incêndios florestais, como o que ocorreu recentemente em São Paulo, levando chuvas torrenciais para apagar o fogo mais rápido. Ou quem sabe esfriar os polos, evitando que as geleiras se derretam.

De qualquer forma, se o ser humano não mudar a sua postura em relação ao meio ambiente, nem mesmo a Tempestade pode nos salvar do desastre que está por vir.


Compartilhe