O incidente que resultou na queda do sistema CrowdStrike está rendendo, e mesmo com todas as explicações do seu CEO, o impacto causado em empresas e serviços diversos não deixa que tal acontecimento se resuma a pequenas notas de rodapé.
Os setores mais afetados com o apagão do Windows em todo o mundo foram os bancos, os hospitais e as empresas de aviação. Quase todas as companhias aéreas dos EUA tiveram que suspender voos, causando um cenário de caos nos aeroportos e explicitando a vulnerabilidade da aviação moderna.
Quase todas. Sempre tem uma exceção à regra.
A Southwest Airlines se salvou, de forma “bizarra”
Não estamos falando de uma companhia aérea que pode ser chamada exatamente de “pequena”. A Southwest Airlines é a quarta maior empresa da aviação comercial dos Estados Unidos.
E a mesma Southwest Airlines conseguiu evitar o impacto do incidente da CrowdStrike por causa de um elemento bem simples e óbvio: a obsolescência tecnológica.
A companhia aérea utiliza até hoje sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 3.1 e o Windows 95. De forma irônica, não atualizar para as versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft manteve a empresa funcionando sem maiores problemas.
É importante lembrar que o Windows 3.1 foi lançado em 1992, e se salvou do apagão porque simplesmente não recebeu as atualizações da CrowdStrike que derrubou o Windows no mundo inteiro.
Tudo bem, a Southwest Airlines não deixar de estar em uma posição um tanto quanto controversa, pois já era para a empresa ter se livrado desse Windows 3.1.
E não há muitas desculpas para não ter feito isso ao longo de mais de três décadas. Usar o Linux poderia ser uma alternativa, desde que a empresa tivesse investido em novas versões do seu software de gerenciamento.
Mas como ela conseguiu permanecer funcionando enquanto o mundo entrava em cenário de caos… quem sou eu para julgar a presença de software velho neste caso, não é mesmo?
Outras empresas que se salvaram
A Southwest Airlines não foi a única que escapou do apagão da CrowdStrike por utilizar sistemas operacionais antigos.
Gigantes do setor de entregas de encomendas como UPS e FedEx também se salvaram por causa da obsolescência de sistemas operacionais, e não foram impactadas pelo apagão.
Diante dos acontecimentos, é digno que se discuta essa ideia de sempre manter o sistema operacional atualizado em nome da segurança dos dispositivos e dados armazenados.
Por incrível que pareça, estamos descobrindo que os sistemas operacionais antigos são resistentes a certos problemas como, por exemplo, uma atualização problemática.
Até o presente momento, CrowdStrike e Microsoft seguem trabalhando para resolver o problema, adotando as medidas necessárias para garantir que os sistemas voltem a funcionar de forma segura.
Mas mantenho minha opinião que compartilhei aqui no blog tão logo os eventos aconteceram: poderia ser bem pior.
Se é um vírus ou um malware que consegue invadir o core do sistema da CrowdStrike, milhões de computadores ao redor do mundo poderiam ser afetados de forma drástica.
Pense na enorme quantidade de dados que poderiam ser roubados de forma escalonada, ou computadores que poderiam ser sequestrados ao envolver as entranhas do Windows.
Então… e ainda dizem que manter o computador atualizado é a melhor forma de ficar seguro…
Isso obviamente se tornou algo relativo desde a última sexta-feira.