Compartilhe

A internet é excelente para quem precisa escrever, pois é uma fonte de informação e inspiração quase inesgotável. Porém, ficar conectado na internet enquanto estamos escrevendo pode também levar à perda de concentração, com tantos estímulos e notificações que recebemos o tempo todo.

O webapp The Offline Writing propõe que você se desconecte da internet a cada vez que queremos escrever. Caso contrário, o próprio app não deixa você escrever uma letra sequer.

 

 

Como funciona o The Offline Writing?

Ao acessar o site estando conectado na internet (algo muito comum nos idas de hoje), na parte inferior de sua página veremos uma mensagem que pede para você desativar a conexão de internet para começar a produzir um novo texto com essa plataforma.

Par usar o The Offline Writing, basta desativar a conexão Wifi ou ativar o modo avião do seu dispositivo, ou até mesmo desconectar o cabo de rede do seu computador. Ao fazer isso, a página vai mudar de forma imediata, e no lugar da mensagem de desconexão, aparece outra mensagem indicando que podemos começar a digitar o texto. O design deste webapp é completamente minimalista, com uma tipografia que lembra muito ao de uma máquina de escrever.

Ao terminar de digitar o texto, se você volta a se conectar à internet, verá um contador de palavras e, mais uma vez, você fica impossibilitado em seguir digitando o texto. No seu lugar, na parte inferior da tela, aparece um botão que permite a cópia do texto produzido para a área de transferência. Você também pode voltar a se desconectar da internet para voltar a digitar o texto no ponto onde você parou.

Um dos principais objetivos do The Offline Writing além de aumentar a concentração da pessoa que está produzindo o texto é melhorar a escrita, reduzindo o índice de erros que, em muitos casos, são produzidos pelas próprias distrações. Ao aumentar a concentração em uma única tarefa, as chances de erro diminuem, tanto nas questões ortográficas quanto nas questões gramaticais.

 

 

Para quem precisa escrever com o máximo de concentração

Eu não tenho muitos problemas para produzir os meus textos. Basta ter uma boa ideia para produzir um post nos meus blogs, e eu mando bala para escrever textos. Também não tenho problemas em ouvir outros conteúdos enquanto eu estou escrevendo: ou é uma música, ou um podcast, ou até mesmo um vídeo no YouTube com uma conversa no fundo.

Porém, tem aquelas pessoas que precisam se concentrar ao máximo para produzir um texto (e normalmente esses textos contam com maior qualidade do que esses que você encontra por aqui). E essa concentração pode vir também nos aspectos visuais, sem elementos que podem distrair a pessoa que está produzindo o conteúdo.

The Offline Writing é a ferramenta que muitos procuram para encontrar um ambiente adequado para a produção de conteúdo de forma consciente e racional. Pode ser muito útil para escritores, jornalistas e blogueiros que querem aumentar a qualidade dos textos com o menor número de distrações possível.

 

 

Via Product Hunt


Compartilhe