Faz tanto tempo que não leio novidades sobre The Sims 4 que, quando algo aparece, causa estranhamento. Principalmente neste caso, onde o erro da atualização materializa algo simplesmente bizarro.
A Electronic Arts anunciou recentemente o pacote de expansão High School Years para The Sims 4. O pacote tem como motivo óbvio explorar a experiência dos anos escolares dos personagens, e recebe uma série de mudanças importantes para aquilo que mais importa para algumas dos leitores e gamers: a experiência de uso.
Porém, toda mudança traz consigo uma consequência. E, neste caso, a EA precisa sim lidar com o fato que o norte-americano médio não está pronto para debater este tema de forma tão aberta.
Ou melhor, não estava preparado para encarar o incesto em The Sims 4.
O tiro que saiu pela culatra
Uma das novidades dessa atualização de The Sims 4 (que é gratuita para todos os usuários proprietários do jogo) é a inclusão das preferências românticas e sexuais de cada indivíduo. Essa é a forma da desenvolvedora de games (que hoje é 100% independente) em seguir atendendo o grande público consumidor e, em alguns casos, preparar os jogadores para as novas experiências no jogo.
O último update lançado em 26 de julho de 2022 possui uma pequena mudança que resultou em uma enorme polêmica. A EA substituiu o que antes era chamado de “caprichos” por um segmento denominado “desejos e medos”. E é aqui que está o grande problema.
Dar livre arbítrio para personagens de um jogo que podem ser melhorados a partir de uma IA pode significar em escolhas surreais e inusitadas. De acordo com a GamePro, a comunidade de jogadores de The Sims 4 estão recorrendo às redes sociais para relatar que alguns personagens do jogo estão desejando ter relações sexuais com membros da própria família.
Isso mesmo, amigo leitor: The Sims 4 está, de alguma forma, respaldando o incesto.
O update adicionou o incesto por erro
Os próprios usuários denunciaram o bug do bot. Personagens que querem manter relações sexuais com o próprio filho, relacionamentos afetivos entre irmãos gêmeos, e outros diversos exemplos relacionados com o incesto em The Sims 4 são compartilhados nas redes sociais.
Vários fóruns e comunidades relacionadas com The Sims 4 estão relatando o problema. E se o incesto não fosse suficiente, a última atualização do jogo abre as portas para outras falhas dentro do game.
Por exemplo, um dos bugs mais relevantes faz com que os personagens envelheçam rapidamente, passando de bebês para adultos em pouco tempo, e isso faz com que os personagens acabem morrendo antes do tempo (ou pelo menos antes do tempo real do jogo).
Outra falha relatada transformou um anônimo em celebridade “do nada”, como foi o caso do SimGuruNick, designer de qualidade do The Sims 4. Ele afirma que as críticas são bem vindas, e reconhece que os bugs existem e trabalha incessantemente em uma solução.
A próxima atualização de The Sims 4 (que deve contar com a solução ou correção do problema) foi liberada entre os dias 5 e 7 de agosto. E, convenhamos: não dá para se omitir aqui.
O incesto, assim como o racismo, a homofobia, a misoginia e outros males da nossa sociedade não pode ser mais tolerado como algo socialmente aceito.
Todo e qualquer racista precisa ser calado e destruído, para que a sociedade possa evoluir como um todo.
Até porque o incesto é algo simplesmente nojento.