A TIM acaba de ativar o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) para seus clientes em todo o Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro estado a contar com a tecnologia em todas as cidades. A funcionalidade oferece mais qualidade e alta definição para as ligações de voz, que passam a utilizar a rede 4G da operadora.

“Fomos a primeira operadora a cobrir todo o estado do Rio de Janeiro com a tecnologia de quarta geração e saímos na frente novamente ao ativar a funcionalidade VoLTE para os nossos clientes fluminenses. A novidade reforça o nosso compromisso em oferecer serviços com qualidade aos consumidores, que poderão efetuar ligações com mais eficiência e estabilidade”, explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria, além de o tempo de estabelecimento da ligação ser até quatro vezes mais rápido do que o atual.

“Nos últimos meses, temos registrado um aumento significativo no uso do VoLTE e o número de clientes que utilizam a tecnologia ultrapassa os 15 milhões em todo o País”, completa o executivo. O acesso à tecnologia depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE.

Os consumidores poderão conferir no site www.tim.com.br a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Nas cidades do DDD 21, a tecnologia está disponível para toda a base de clientes da operadora, inclusive para clientes corporativos. A empresa foi pioneira na América Latina no lançamento do VoLTE, contemplado em todo o Brasil em mais de 2.500 cidades. A meta é oferecer o serviço para 96% da população urbana até 2020 em mais de 4 mil cidades, por meio da rede 4G da operadora.