A TIM revelou seus novos planos para o TIM Controle, que incluem assinaturas de serviços de streaming, mas restringem o acesso ilimitado às redes sociais em algumas modalidades.
A mudança também afeta o pós-pago TIM Black, que perde o acesso ilimitado às redes sociais (zero rating) de alguns dos seus pacotes, o que foi uma surpresa, já que o CEO da TIM havia garantido que essa alteração seria exclusiva para o plano TIM Controle.
As mudanças atingem apenas aos novos clientes ou aqueles que alterarem seus planos. Quem mantém pacotes antigos não será afetado e continuará com redes sociais ilimitadas.
As mudanças no TIM Controle
A nova franquia de redes sociais no TIM Controle abrange apenas Instagram, Facebook e X (antigo Twitter). Outras operadoras, como a Claro e Vivo, permitem o uso de mais aplicativos com suas franquias, como TikTok e YouTube, entre outros.
Por outro lado, a operadora adicionou roaming internacional para clientes da modalidade Controle, ampliando os benefícios oferecidos aos usuários.
O novo portfólio do TIM Controle também inclui planos com opções de assinaturas de streaming, como Deezer, Paramount+ e Amazon Prime Video. O cliente pode escolher e trocar o serviço de streaming mensalmente.
Os planos incluem um período de fidelização de 12 meses, com multa por cancelamento antecipado. O pagamento do serviço pode ser feito via boleto ou Pix.
A modalidade Express do TIM Controle oferece GB de bônus, mas não inclui franquia para redes sociais ou serviços de streaming.
Por outro lado, os clientes do TIM Express podem cancelar o plano a qualquer momento, e sem qualquer cobrança de multas por parte da operadora.
TIM Black afetado de forma inesperada
O TIM Black perdeu o acesso ilimitado às redes sociais, e agora conta com uma franquia de 10 GB para Instagram, Facebook e X. O pacote inclui também opções de serviços de streaming, como Netflix, Disney+ e Globoplay.
Já os planos TIM Black Express mantêm o acesso ilimitado às redes sociais, sem incluir serviços de streaming, mas oferecem assinatura do Deezer Premium.
Nos planos TIM Black, a internet não utilizada acumula para o próximo mês, e os clientes que pagarem a mensalidade do plano via C6 Bank ganham 5 GB de bônus adicionais.
Não houve mudanças no TIM Black Família, que continua oferecendo redes sociais ilimitadas e serviços de streaming incluídos.
É de se imaginar que muitos clientes do TIM Black ficarão um tanto quanto indignados com as mudanças, uma vez que foram todos pegos de surpresa pelas alterações.
Uma tendência de mercado
O fim do zero rating na telefonia móvel brasileira está mais do que consolidado, e é um caminho sem volta.
Todas as operadoras adotaram as mesmas resoluções que a TIM apresentou nos seus novos planos Controle e Black.
Na prática, as operadoras ofereceram o acesso às redes sociais como mecanismo de construção de carteira de clientes.
Hoje, é possível dizer que o consumidor foi sim convencido a um perfil de uso que vai desaparecer com o passar do tempo.
Ainda é possível ter o zero rating em todas as operadoras. Porém, será inevitável pagar a mais por isso.
Seja porque você vai permanecer em um plano que oferece o zero rating pagando a mais para ter menos benefícios.
Seja porque você vai mudar para um plano muito mais caro com zero rating, por desejo ou necessidade de uso.
De qualquer forma, o consumidor sai perdendo sempre.
Fonte: Fim do zero rating no Controle e Black da TIM | TargetHD.net