Compartilhe

Sério… eu realmente não entendo essas pessoas que tomam banho frio pelas manhãs!

Isso nem é saudável, que dirá prazeroso! Qual é a graça de fazer o seu cérebro se lembrar que você precisa ficar esperto para aquela aula insuportável de física, ou para aguentar duas horas de ônibus lotado e um chefe que tem o humor de um serial killer? Não dá para entender esse povo!

Nem mesmo no verão, onde o calor escaldante transforma ventiladores e aparelhos de ar condicionado em itens de primeira necessidade (ao lado da água gelada, elemento essencial para sobreviver no deserto) faz algum sentido tomar uma ducha fria pela manhã. No final do dia, eu até entendo, pois o tal do mormaço (aquele negão imaginário e pirocudo que convive com todo mundo entre dezembro e março) te abraça de forma implacável.

Mas logo nos primeiros minutos do seu dia? Só se for para transformar a vida do seu cérebro em um verdadeiro inferno!

Tá, tem gente que busca apresentar uma explicação plausível para isso. Há quem diga que água fria com o corpo que vem suado da cama provoca um contraste que resulta na aceleração do ritmo cardíaco e a liberação da adrenalina. Assim, você começa o seu dia com todo o gás, certo?

Vamos ver.

 

 

O mesmo efeito que comer chocolate (mas chocolate é melhor)

 

Em princípio, a combinação ducha gelada após acordar não deveria causar danos à sua saúde. Quem sabe abalar o seu psicológico e nada mais. Se a temperatura não for muito baixa, ela até pode aliviar o calor. Porém, em alguns casos, essa aventura deve ser evitada, para que a circulação do corpo não seja ativada de forma tão imediata.

Quem tem problemas no coração ou quem está em uma idade muito avançada (e eu conheço várias pessoas que fazem parte do grupo “sou jovem faz tempo nesse mundo” que adoram fazer isso) devem evitar a forte exposição para evitar a leve, porém existente, possibilidade do corpo sofrer algum problema pela prática do banho gelado logo pelas manhãs.

Por outro lado, as pessoas são livres para optar por sofrerem logo nas primeiras horas do dia. Por isso, elas não devem acreditar em mitos que, para algumas pessoas, soam como certezas. Por exemplo, não existem evidências de que a ducha fria reforça o sistema imunológico. Não existem experimentos que provam isso, assim como não chegaram a conclusões que evidenciem tal afirmação.

Sobre os benefícios da ducha fria sobre os músculos congestionados ou expostos à tensão do esporte, a sensação pode até ser agradável para algumas pessoas, mas não acelera em nada a recuperação muscular. Ou seja, se você quiser seguir nessa só pelo prazer que sente, pode ir em frente. Mas tem o mesmo efeito que comer chocolate (e eu adoro chocolate).

No final das contas, as duchas frias pela manhã, não causam graves problemas físicos para a maioria da população. Podem sim deixar a sua vida algo tão interessante que conviver com o Jason todas as noites dormindo dentro do seu armário. Mas se você gosta e se sente bem com água gelada para fazer o cérebro despertar, pode seguir com essa tortura do dia a dia.

Agora, se você também acha esse ritual uma das dez coisas mais detestáveis que o ser humano inventou em toda a sua história, pode evitar sem peso na consciência, pois não traz tantos benefícios com tentaram contar para nós ao longo de uma vida inteira.

 

 

Via BBC


Compartilhe