cambio-negro

Câmbio Negro | Esse é o Meu País | Círculo Vicioso | 1999

Brasil, primeiro mundo, todo mundo feliz!

Era um cenário muito favorável para o rap nacional. Os bons grupos de rap estavam se consolidando, acompanhando o sucesso do Racionais MCs, que no ano anterior obteve a façanha de vender meio milhão de cópias de um único CD (Sobrevivendo no Inferno), sem aparecer na grande mídia. E isso, sem contar os CDs piraras (palavras da própria banda).

Então, em 1999, o pessoal do Câmbio Negro decidiu levar a sério essa história de videoclipe, e nos entregou um dos clipes mais legais da história da MTV Brasil. Eu confesso que não conhecia direito o som deles, mas fiquei fã dos caras por causa de “Esse é o Meu País”, que possui uma edição muito bem feita, uma direção de arte, e uma letra matadora.

Aliás, aqui está fechada (por enquanto), uma “trinca”, pois os dois últimos clipes que indiquei foram “canções de protesto”. Essa aqui é mais uma, mas com uma viés diferente. Já que tudo o que se passa na letra da música é um sonho, a perspectiva é como se tudo fosse uma doce realidade. Uma realidade que eu ainda quero.

Realidade que a maioria quer. De novo: só a minoria está feliz e satisfeita com os dias atuais. Queremos mesmo é mais hospitais, mais escolas, profissionais melhores, uma educação melhor… queremos um país de primeiro mundo! Pode chamar a gente de “insatisfeito”. Qualquer um fica insatisfeito quando o governo adota placebos para resolver problemas, arrancando do cidadão comum mais de R$ 1 trilhão em impostos – em 2012. Em 2013, essa marca já foi superada.

Então, de tempos em tempos, temos que ver esse videoclipe. Pra gente se lembrar de qual é o objetivo final das manifestações e protestos.

 

Para saber os critérios dessa escolha, clique aqui.