Compartilhe

LoL.

Em um passado não muito distante, a sigla LoL estava associado à gargalhadas, por conta das iniciais da expressão Laughing Out Loud. Era muito utilizado nos finados MSN e Orkut (lamento pelas novas gerações que não viveram ativamente os anos 2000 na internet, pois era um tempo mágico), e o termo era o equivalente ao kkkkkk, ao hahahaha e ao huashuashuash dos brasileiros.

Sério… eu nunca compreendi este último termo… huashuashuash… quem é que ri dessa forma no mundo real?

Mas o tempo mudou, tudo evoluiu e, hoje, LoL só quer dizer uma coisa: League of Legends.

E isso não é pouca coisa. Na verdade, é um termo que representa muito para as novas gerações, e para todo o segmento de videogames.

 

 

League of Legends é o símbolo máximo de um novo segmento nos games

 

 

Podemos definir League of Legends de várias formas: o MOBA mais popular do mundo, um dos jogos com maior audiência global nos streamings, um dos jogos com maior tempo de atividade na história (mais de 11 anos) e um dos jovens mais rentáveis de todos os tempos.

Podemos falar muitas coisas sobre League of Legends. Menos que ele é um jogo como outro qualquer. Seu crescimento ao longo da última década foi impressionante, e o impacto cultural do jogo é tamanho, que ele pode ser considerado para as novas gerações um dos maiores espetáculos da Terra, com a mesma relevância que um Super Bowl, uma final de Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos, salvo as suas respectivas proporções.

Quem já acompanhou um dos eventos envolvendo as competições de League of Legends tem uma ideia bem clara sobre a sua grandiosidade. Ninguém pode se atrever a dizer que são eventos pequenos: arenas lotadas com um público empolgado e partidas que são acompanhadas por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Tudo isso faz de League of Legends um protagonista no segmento de eSports.

 

 

 

O eSports tem muito a agradecer ao LoL

 

 

É claro que League of Legends não é o único jogo que mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo, lotando arenas com competições e gerando bilhões de dólares para desenvolvedores, promotores de eventos e jogadores. Porém, este jogo foi uma mola propulsora definitiva para que os eSports conquistassem o respeito de muitos e a popularidade de momento.

O segmento dos eSports está mais do que consolidado junto ao grande público. E não apenas move dinheiro dentro do seu segmento, mas expande essa movimentação financeira para outras esferas.

Muitas pessoas passaram a investir dinheiro em computadores desktop e notebooks com o objetivo de jogar games em single player e em modo online, o que impulsionou o setor de informática que estava sofrendo com a chamada “era pós-PC”. No final das contas, um novo segmento gaming se consolidou de vez, e as vendas de equipamentos e acessórios dedicados ao segmento nunca esteve tão em alta.

Por isso, não só o mundo dos games como o mundo da tecnologia como um todo podem e devem considerar os campeonatos envolvendo League of Legends alguns dos maiores espetáculos da Terra. Poucas coisas no mundo tech nesse momento conseguem mobilizar tantas pessoas e gerar tanto dinheiro para os envolvidos.

E quem se envolve com o LoL nesse momento esta rindo mais do que internauta em página de piadas no Orkut em 2007.

 


Compartilhe