A Torre das Vozes é uma construção instalada no Flight 93 National Memorial, local onde caiu um dos aviões envolvidos nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Esse voo foi recuperado pelos passageiros, que neutralizaram os terroristas.

O monumento é um instrumento musical, e usa o som como homenagem aos 40 passageiros e membros da tripulação que perderam a vida na iniciativa.

Sua estrutura tem 28.3 metros de altura, e abriga 40 campanas de vento, ou uma campainha para cada passageiro. O memorial busca conservar de forma simbólica as vozes desses passageiros, especialmente depois de ouvir as gravações dos mesmos para amigo-s e familiares, relatando o que estava acontecendo dentro do avião.

 

 

A estrutura foi desenvolvida para otimizar o fluxo de ar, para que o vento possa alcançar as 40 campanas fabricadas em alumínio, com tamanhos entre 1.5 metros e 3 metros.

A ideia é simular uma “conversa eterna”, conforme o vento faz contato com a obra. Diferentes tamanhos de campanas para que cada uma tivesse um som em particular, provocando uma harmonia entre as 40.

Tal harmonia foi o maior desafio técnico. Foram dois anos de trabalho e testes de acústica em laboratórios e desertos, envolvendo especialistas em teoria musical, artistas, engenheiros acústicos, consultores eólicos, engenheiros mecânicos e fabricantes de carrilhões, entre outros.