Ir ao conteúdo

Tour do Windows XP foi o avô dos tutoriais do YouTube

Compartilhe

O Windows XP é o sistema operacional favorito de muita gente, e uma de suas virtudes foi ensinar aos usuários a dar os seus primeiros passos no computador. O Tour do Windows XP era uma ferramenta que dava boas vindas ao usuário, além de fazer publicidade para a Microsoft com pequenas animações de ajuda em forma de tutorial que ensinava a usar o software.

Hoje, isso não é necessário, pois existe o YouTube que supre essa necessidade.

 

 

 

Você primeiro aprendia a usar o Windows XP

 

 

Para muita gente, o Tour do Windows XP é uma das primeiras lembranças sobre o mundo da informática, e algumas pessoas lamentam a morte desse bom hábito. Parte da culpa disso acontecer é nossa: hoje, quase ninguém consulta o manual do usuário para um aplicativo ou serviço, já que os produtos estão muito mais intuitivos.

Mas isso vale para alguns casos. Quando mudamos de sistema operacional ou compramos um produto cujo software é completamente novo, não ter um guia para usar o produto pode ser um enorme obstáculo. Vários dispositivos ainda contam com documentação em papel ou em sites de suporte, mas poucos produtos te ensinavam a usá-lo logo na primeira inicialização.

 

 

 

Hoje, o YouTube é o professor

 

A maioria dos usuários definitivamente não presta muita atenção para os manuais e tutoriais integrados, pois sabem que hoje existe uma ótima alternativa que aposta na mesma abordagem do Tour do Windows XP: o YouTube.

O maior portal de vídeos por streaming no mundo oferece recursos ilimitados para você encontrar ajuda sobre praticamente qualquer coisa, incluindo obviamente vídeos de tutoriais sobre como você pode utilizar qualquer produto, aplicativo ou serviço. Desde os usuários mais básicos até os mais avançados, todos podem dominar qualquer tecnologia atual. Basta ter um tempo e dedicação para assistir aos tutoriais.

Os tutoriais são parte fundamental de um YouTube que hoje ensina de tudo, com vídeos de usuários independentes que podem abordar qualquer tipo de assunto. Tais conteúdos podem fazer de usuários comuns em pequenos especialistas em diversas ferramentas de forma tão visual que, nem a Microsoft ou qualquer outra empresa de tecnologia teve acesso antes.

O nível de detalhes dos tutoriais pode ser excepcional, e mesmo que em alguns momentos apareçam conteúdos redundantes e vários vídeos falando da mesma coisa, o resultado é fantástico para aquelas pessoas que só querem aprender a usar um produto ou aplicativo.

Logo, o mais difícil hoje é não aprender alguma coisa. Você só não aprende se não quiser, ou se tiver muita preguiça para isso. As ferramentas estão aí, disponíveis para todos.

Na época do Windows XP, aprender sobre o sistema operacional era algo muito mais complexo, e o seu Tour mostrava o caminho das pedras. É claro que o passado tem o seu encanto, e essa abordagem sempre foi bem vinda para a sua época. Mas sempre podemos melhorar, não é mesmo?

 


Compartilhe
Publicado emSoftware