Início » Gadgets » Um hackintosh do tamanho de um Game Boy: sim, é possível

Um hackintosh do tamanho de um Game Boy: sim, é possível

Compartilhe

O ser humano adora transformar as coisas, e o modding é a materialização moderna dessa vontade. A última reformulação caseira que chama a nossa atenção é uma versão totalmente funcional de um hackintosh com macOS em um dispositivo compacto, do tamanho de um videogame portátil.

E bem sabemos que isso só é possível porque ainda existem computadores com processadores Intel. No futuro, isso será cada vez mais raro com a chegada dos chips Apple Silicon, e toda a mudança de filosofia de software que a gigante de Cupertino ainda está implementando.

 

 

 

Como foi possível criar o macOS de bolso

A comunidade do hackintosh sempre foi muito prolixa e comprometida. E Ike T. Sanglay Jr. (aka Iketsj) faz parte dessa comunidade. Ele não se limitou a montar um hackintosh com o macOS Big Sur totalmente funcional, mas fez isso em um dispositivo portátil super compacto, que poderia muito bem se passar por um videogame de bolso.

Em um vídeo publicado no YouTube, Iketsj mostra como foi essa odisseia em detalhes, utilizando os guias de instalação da Dortania para alcançar os resultados desejados. O dispositivo foi montado peça por peça, e o objetivo final desse modder era criar o primeiro PC de bolso feito à mão que pudesse executar o macOS Big Sur.

Convenhamos: essa não é uma tarefa das mais fáceis, mesmo considerando que a tecnologia atual permite que a missão seja facilitada ou simplificada.

Para realizar essa façanha, Iketsj usou os componentes abaixo:

  • Uma placa LattePanda Alpha SBC que possui uma CPU Intel Core m3 e 8 GB de RAM.
  • Uma placa de desenvolvimento Arduino Leonardo.
  • Um SSD Sata de 240 GB com macOS Big Sur pré-instalado.
  • Uma placa de rede WiFi BCM94352Z e uma bateria compatível com LattePanda Alpha.
  • Uma placa de fabricação própria para controlar os indicadores LED.
  • Dois ventiladores adicionais.
  • Um mini teclado sem fio Q9.

 

Com os componentes em mãos, ele imprimiu um case em 3D feito por ele mesmo (ou seja, não pegou um case de outro produto ou se baseou em outro projeto de impressão) para encapsular todos os componentes que, juntos, são mais caros que um novo Mac Mini com chip M1. Porém, não seria algo tão divertido quanto construir o seu próprio computador portátil.

No final, o produto é totalmente funcional, rodando o macOS Big Sur. A tela do dispositivo não parece ser da melhor qualidade, mas isso não tira o mérito da execução deste projeto.

Vale a pena lembrar para os mais empolgados que o produto não é 100% funcional, e que tudo foi feito exclusivamente para a diversão do modder. Mas se você quer implementar o projeto por sua conta e risco, nada impede a tentativa. Quem sabe o seu tempo livre resulta em um computador portátil com macOS ainda mais funcional?

 


Compartilhe