Compartilhe

Os brinquedos LEGO nunca foram apenas peças para montar. Os kits sempre entregaram um leque enorme de possibilidades de interação com o mundo real, e podem ser úteis para diferentes campos que a maioria de nós nem consegue imaginar.

Um exemplo do que eu estou falando aconteceu recentemente na IBM Research, onde um engenheiro apresentou um microscópio modular motorizado cuja construção foi feita com base em peças LEGO, com a ajuda de uma Raspberry Pi, muita originalidade e muito tempo livre (esse último elemento está sobrando para muita gente nesse momento).

 

 

 

Baixo investimento e muita criatividade

 

 

Yuksei Temiz é o engenheiro que desenvolveu um microscópio modular investindo apenas US$ 300. O microscópio que ele utilizava em seu laboratório era insuficiente, e então usou um mini PC Raspberry Pi, uma placa Arduino e peças LEGO para construir um novo, que agora qualquer pessoa pode construir em casa.

O microscópio desenvolvido por Temiz é de código aberto, e usa diferentes peças de LEGO, algo que o ajudou nos últimos dois anos em seus trabalhos de pesquisa. Além dos elementos previamente mencionados, ele também precisou de uma câmera Raspberry Pi de 8 MP e uma impressora 3D para a construção efetiva do microscópio.

A câmera Raspberry Pi permite a captura de imagens e vídeos, enquanto que o Arduino utiliza um LED de alta potência para iluminar e afinar os seis motores. Já as peças LEGO atuam para construir todo o corpo do microscópio. Todas as funções desse microscópio podem ser controladas através de um teclado conectado diretamente na Raspberry Pi ou com um joystick Arduino personalizado.

Vale a pena reforçar que o engenheiro só investiu US$ 300, e o microscópio é 100% funcional, e pode ser utilizado para captar imagens de diferentes coisas, como micro fluídos, sangue e urina. O item pode ser utilizado em pesquisas como enfermidades infecciosas ou para análise e estudo do câncer.

 

 

 

Brincadeira de criança

 

Faz tempo que as peças LEGO deixaram de ser um simples brinquedo de criança para ser a base de várias soluções tecnológicas, e esse microscópio é apenas mais uma mostra disso. Não apenas é uma solução criativa, como também pode ser uma forma mais barata e sustentável para desenvolver produtos que são muito úteis em diferentes segmentos.

Se você se interessou com esse projeto, tem as peças necessárias (incluindo a Raspberry Pi e a impressora 3D), pode tentar em sua casa ou laboratório a construção desse microscópio com peças LEGO. Seu criador oferece um tutorial detalhado para que qualquer pessoa possa fabricar uma unidade desse produto. Suas instruções estão disponíveis na página oficial do projeto no GitHub.

 

 

 

Via Interesting Engineering


Compartilhe