Um mini Windows XP que roda no navegador web | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Um mini Windows XP que roda no navegador web

Um mini Windows XP que roda no navegador web

Compartilhe

Hoje, podemos emular sistemas operacionais completos no navegador web instalado em nosso computador, e uma das opções disponíveis para emulação é o Windows XP. É claro (como ele poderia ficar de fora)?

Dessa vez, apresento a emulação do sistema operacional que ainda tem 1% de cota de mercado global mesmo sem contar com suporte oficial. Bom, ainda não é a forma mais segura para executar o Windows XP, mas é uma maneira daqueles que não conheceram esse software possam testar o sistema sem correr riscos do computador virar uma porta aberta para vírus e ameaças virtuais.

 

 

 

Apresento o Virtual XP

 

 

O Virtual XP foi desenvolvido por Leonardo Javier Russo, que criou um site onde é possível executar o Windows XP com a ajuda de um navegador web. Isso é possível a partir de uma compilação do Emscripten do emulador de hardware Halfix, o mesmo emulador utilizado para executar versões mais antigas do Windows.

Ou seja, tudo isso facilita boa parte do processo, já que a tecnologia utilizada para a emulação do Windows XP já era conhecida e utilizada por outros profissionais de software.

Ao abrir o site, ele começa a carregar o emulador e a imagem de disco do Windows XP. A imagem na prática é a versão Mini do sistema operacional, e possui apenas 42 MB de dados. É importante lembrar que uma imagem completa do sistema da Microsoft, incluindo os Service Packs, conta com mais de 500 MB).

Ou seja, temos o básico do básico do Windows XP, e isso facilita que o mesmo seja executado com uma certa agilidade, diferente de outras propostas que tentam emular o sistema operacional por completo.

 

 

Algumas ferramentas mais básicas do Windows XP estão disponíveis, como o Paint ou o Bloco de Notas, que podem ser utilizados sem maiores problemas. Porém, os conteúdos criados dentro desses aplicativos não poderão ser salvos, já que estamos diante de uma ferramenta de emulação e, por conta disso, os dados são apagados quando você fecha o site que roda o sistema operacional.

Outros componentes como o Painel de Controle também são funcionais, mas quando avançamos em algumas funções, algumas mensagens de erro aparecem. O Windows XP leva aproximadamente um minuto e meio para carregar por completo, inclusive com uma boa resolução de imagem.

De fato, é impressionante ver um sistema operacional de 2001 consegue rodar em uma janela do Google Chrome, inclusive com algumas opções de personalização do software, como as combinações de cores dos temas clássicos.

Se você ficou curioso em testar o Virtual XP, clique aqui.


Compartilhe