Final de ano é sempre assim: ficamos naquela cruel indecisão sobre o que realmente comprar no infindável mundo de opções do mercado de tecnologia. E aí vem o Google para embaralhar ainda mais as cartas do jogo, com um novo smartphone da linha Nexus, dessa vez, das mãos da LG. O LG Nexus 4 nem foi anunciado oficialmente, mas já foi dissecado em detalhes em um post publicado no TargetHD, e assim como muitos fanáticos em tecnologia, estou animado com esse novo (e ultramegapoderoso) smartphone.

Tudo bem, ele não chega ao Brasil até o Natal, mas nem por um decreto de lei da Dilma Rousseff. Também não tenho essa grana toda para comprar esse belíssimo dispositivo de comunicação (que deve custar o olho da cara, já que é “o melhor do melhor do melhor” no mundo Android), e até estou revendo os meus planos de final de ano, uma vez que decidi tirar férias de novo (olá, Balneário Camboriú) do que comprar um novo dispositivo. Mas que ele é tentador, isso ele é. E digo mais, pode até valer a pena esperar mais um pouco, e reservar uma grana só para ver ele aqui em casa em mais alguns meses.

Um modelo com processador quad-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM, bateria de 2.100 mAh e sistema operacional Android 4.2 (bom, agora podemos afirmar isso, pois as versões primárias do Nexus já começam a receber essa nova versão) é considerado o conjunto mais completo entre os smartphones Android no mercado. Some à isso a tela IPS da LG, que é melhor que a Super AMOLED da Samsung, presente no Galaxy Nexus, e temos o Android mais completo que o seu dinheiro (não) pode comprar.

É claro que todo esse falatório é mais válido para os geeks convictos, ou para aqueles que podem gastar em dispositivos de tecnologia. Para nós, meros mortais, mesmo que o LG Nexus 4 seja realmente anunciado em 28 de outubro como é especulado, ele ainda será um sonho um tanto quanto distante, mas não impossível. Posso dizer que, se esse smartphone não romper a barreira de preço dos R$ 2 mil, podemos considerar uma “vitória”. Aliás, até mesmo o Galaxy Nexus hoje está com preço de smartphone de linha média (custava R$ 2 mil quando chegou ao Brasil). Logo, fica a esperança que a LG ofereça o poderoso dispositivo nessa faixa de preço. Mas, veja bem: é mais uma esperança do que uma aposta, ou opinião avalizada. É um chute, ok?

Mas, se você não pode mesmo esperar, eu recomendo que você fique de olho nas demais opções disponíveis no mercado atual. Além do sempre onipresente iPhone 5, o Galaxy S III continua tendo grande visibilidade, o Galaxy Note II está chegando, o Galaxy Note deve ter o seu preço reduzido, os turbinados smartphones da Motorola (RAZR MAXX, RAZR HD e RAZR I) podem ser uma excelente opção… enfim, alternativas não faltam.

Tudo o que você precisa fazer antes de tirar o cartão de crédito do bolso é pesquisar, e muito. É sempre bom verificar algumas vezes antes de fazer a compra qual é, de fato, a melhor opção para adquirir o produto desejado, e quais são as melhores condições para pagamento. E encare essa compra como um investimento, e não um consumismo impulsivo.

Agora… se você puder esperar pelo LG Nexus 4… acho que você não vai se arrepender. Tudo indica que teremos o melhor Android do mercado, com especificações excelentes, uma promessa de performance impecável, em uma nova proposta, o que é sempre bem interessante. Sabe, não custa nada… e você até pode economizar algum dinheiro (ou valorizar o seu investimento), adquirindo um produto que pode completar a sua experiência geek de forma relevante.

Enquanto isso, eu vou pensando no que fazer. Ah, como essa vida de fanático por tecnologia é complicada…