Compartilhe

No momento em que esse post foi produzido, ainda é possível dar um passeio solitário durante a quarentena, e em um raio de, no máximo, 1 km de casa e em determinados horários. No futuro, pode ser que o lockdown acabe com isso, já que muitos brasileiros são burros e não acreditam na pandemia.

Algumas ferramentas podem oferecer uma medição desse tal raio de 1 km, mas esse aplicativo tem um diferencial: ele mostra qual é o passeio mais longo que você pode fazer a partir da sua casa, mas sem ultrapassar esse raio limite de distância.

O nome do app em questão? unkm.fr.

 

 

 

unkm.fr permite o passeio em um raio de 1 km

 

 

O unkm.fr é muito simples no seu uso. Ele foi criado na França, e seu objetivo é criar rotas a partir da residência das pessoas de acordo com as limitações de movimento estabelecidas.

Para colocar o app em uso, vá no site unkm.fr, clique na mensagem de boas vindas que vai aparecer e peça para o site encontrar a sua localização. Ao clicar sobre a sua casa, um círculo será traçado ao redor dela, representando o raio de 1 km.

Essa rota traçada é a limite para não infringir as normas de segurança. Para mostrar o passeio, clique no ícone dos pés indicado na parte esquerda da interface, clique em OK para permitir a localização via GPS e a rota será traçada, mostrando o passeio mais longo possível.

Os demais passeios resultantes podem superar os 10 km de distância, mas sem ultrapassar o raio de 1 km. Lembrando que você pode estar sujeito a horários estabelecidos, e pessoas mais lentas no caminhar podem não cumprir esse tempo. Mas pelo menos você tem uma ideia do quão longe pode ir sem violar a lei.

 

 

 

Software pensado no lockdown

 

No momento em que eu escrevi esse post, o Brasil não estava em situação de lockdown, ou seja, o confinamento obrigatório com possibilidade de multa ou prisão para quem violar a lei. Algumas cidades do Maranhão (São Luís, inclusive) entraram nessa situação por conta de uma decisão judicial, e São Paulo e Rio consideram essa medida para segurar as pessoas em casa.

De qualquer forma, estou indicando esse aplicativo pois ele pode ser uma alternativa para um cenário futuro que não está muito longe de acontecer. Infelizmente, os números de casos confirmados e mortes não param de aumentar, e alguma medida mais drástica vai ser tomada para conter o avanço da pandemia por aqui.

Ou seja… vale a pena dar uma olhada no unkm.fr. Pode ser que você venha a precisar dele no futuro.


Compartilhe