2016-03-26 12.20.32

Araçatuba (SP), minha cidade de origem, me deu prejuízos. Depois de exatos um ano de compra do meu notebook Dell Vostro 5470, foi só chegar na cidade para passar o feriado de semana santa/páscoa e o seu teclado parou de funcionar. Não completamente. Algumas teclas. O que tornou o mesmo inútil para o meu trabalho.

Minha solução imediata foi comprar um teclado USB para fazer minhas atividades. Não quis comprar algo tão caro, pois era uma solução provisória, apenas para esses dias que iria passar fora de casa. Tenho um teclado USB de melhor qualidade em minha casa no Paraná, mas jamais iria adivinhar que o notebook fosse me dar problemas.

Logo, acabei comprando um teclado genérico. Simples, de custo baixo (R$ 30). Porém, um teclado básico tem os seus efeitos colaterais. Um deles é utilizar um teclado “old school”, das antigas, com um formato de tecla que eu não estava mais acostumado a utilizar na minha rotina diária.

O resultado disso? Isso mesmo: curva de aprendizado.

2016-03-26 12.26.26

O formato de teclas do teclado do Dell Vostro é o achatado. Estou usando esse tipo de teclado nos últimos seis anos de minha vida. Ou seja, já estou perfeitamente acostumado ao formato. Me agrada mais, já que o tempo de acionamento de tecla é menor, o digitar é mais confortável e é um teclado naturalmente mais silencioso.

2016-03-26 12.26.47

Já o formato de tecla do teclado USB genérico é no estilo “das antigas”, lembrando uma máquina de escrever elétrica. Não seja algo ruim, já que por um tempo da minha vida eu usei uma máquina de escrever (aliás, aprendi a digitar em uma velha máquina de escrever Olivetti), sem falar que os computadores onde iniciei a minha vida com a informática contavam com teclados bem piores.

Porém, com o passar do tempo você acaba cansando os dedos, tornando o ato de digitar algo desconfortável. Sem falar no barulho, que é até agradável para quem está trabalhando (eu confesso que gosto), mas para minha mãe, que queria um pouco mais de silêncio à noite, pode ser algo irritante.

Mas isso não vai perdurar por muito tempo. Já encomendei um novo conjunto superior para o notebook Dell, que deve chegar até mim na próxima semana. Devo providenciar a troca no próximo final de semana, e aí o notebook está novo de novo. Porém, é curioso como vir para Araçatuba representou de alguma forma uma “volta ao passado”, em um sentido mais amplo do que eu imaginava.