Vale a pena comprar um smartphone da Huawei em 2022? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Vale a pena comprar um smartphone da Huawei em 2022?

Vale a pena comprar um smartphone da Huawei em 2022?

Compartilhe

Pode não parecer, mas a Huawei está no Brasil e com alguma atividade no segmento de tecnologia. É fato que está mais ativa no setor de relógios inteligentes, mas conta com um ou outro smartphone que é comercializado de forma oficial em nosso mercado.

Prestes a “comemorar” o terceiro aniversário do pesadelo iniciado por Trump através do lance do banimento, alguns usuários se perguntam se vale a pena comprar um smartphone da Huawei em 2022.

Vários fatores podem influenciar na resposta para essa dúvida, e o software é um dos mais importantes. No caso da Huawei, o sistema operacional é um tema sensível para muita gente, mas não é o único que deve ser considerado na hora de tomar uma decisão sobre comprar ou não um telefone da marca.

Por isso, a pergunta: vale a pena comprar um smartphone da Huawei em 2022?

 

 

 

Por que pode valer a pena

A impossibilidade em instalar aplicativos do Google nos smartphones da Huawei afastou alguns clientes em potencial dos produtos da marca. Porém, a empresa chinesa aprendeu a lidar com isso, e os usuários interessados nos seus smartphones precisam fazer o mesmo.

A Huawei deve finalmente colocar no jogo o seu sistema operacional próprio, o HarmonyOS. E dessa forma, ela pode recuperar terreno. É só pensar que muita gente compra telefones da Xiaomi com a EMUI, e muitos usuários se identificam com essa interface.

Ou seja, o HarmonyOS tem boas chances de conquistar corações de forma autêntica e sincera. É um sistema operacional totalmente novo, dando uma nova vida para telefones antigos e iniciando uma fase cheia de possibilidades para novos dispositivos.

Por incrível que pareça, não ter a influência do Google e contar com o HarmonyOS é o grande ponto a favor da Huawei em 2022.

 

 

 

Por que pode NÃO vale a pena

Aqui, não vamos nos limitar à ausência dos aplicativos do Google. É importante mencionar que o hardware da Huawei também vai sentir os efeitos dos vetos de Trump (que agora virou o veto de Biden).

A Huawei não pode contar com processadores Kirin e câmeras Leica, já que seus respectivos acordos chegaram ao fim. Dessa forma, dois diferenciais importantes dos smartphones da marca deixam de existir, o que pode colocar os dispositivos da empresa em um lugar comum desconfortável.

Por conta disso, a Huawei foi obrigada a reduzir de forma drástica o seu ritmo de lançamentos, principalmente no segmento de telefones com preços mais acessíveis. Se o ritmo se manter, será praticamente impossível comprar algum smartphone dessa fabricante chinesa em 2022, pois bem sabemos a que preço os modelos mais completos vão chegar por aqui (se é que vão chegar).

 

 

 

Conclusão

Se o ano de 2022 vai ser complicado para você, que terá que encarar a bipolaridade política do brasileiro, saiba que para a Huawei o ano está bem longe de ser dos mais fáceis. E, diante dos fatos apresentados, não parece ser um bom momento para comprar um telefone dessa marca. Infelizmente.

A não ser que os próximos dispositivos da empresa contem com características realmente inovadores e indispensáveis, é difícil pensar em um investimento racional em um telefone da Huawei. Principalmente quando olhamos para a feroz concorrência que a marca possui, com Xiaomi e Realme dominando o segmento de smartphones com a melhor relação custo-benefício.

Espero ter ajudado de alguma forma no seu futuro investimento.


Compartilhe
@oEduardoMoreira