Início » Games » Vale a pena ter um smartphone gaming?

Vale a pena ter um smartphone gaming?

Compartilhe

Eu gosto de videogames, mas entendo que sou um gamer casual. Gosto de jogar de forma descompromissada o meu Xbox Series S nos finais de semana, e quase não tenho jogos no smartphone, apesar de contar com dois controles específicos para os celulares.

Particularmente, eu não vejo a necessidade em ter um smartphone gaming. Mas muitos usuários (e vários fabricantes) entendem que eles são necessários.

Será mesmo?

Vou tentar abordar essa questão de forma minimamente racional neste post. Sem emoção ou clubismo (pois não defendo marca nenhuma). Minha missão é tentar ajudar aos mais indecisos no investimento em um dispositivo top de linha ou um telefone dedicado aos jogos.

 

 

 

Duas faces da mesma moeda

Um smartphone gaming nada mais é do que um smartphone top de linha ou premium com algumas configurações pensadas na alta performance durante os jogos. E isso você pode obter em um dispositivo tão bom quanto, mas com uma quantidade menor de frescura agregada e, principalmente, custando menos. Pense nisso.

 

 

 

Telas mais rápidas chegam antes no smartphone gaming

Este é um fator que você precisa levar em consideração antes de realizar o investimento. A fluidez que uma tela com um elevado nível de Hz oferece durante os jogos é fundamental para uma boa experiência durante os jogos. Quem sabe vale a pena investir a mais para ter esse benefício.

 

 

 

Jogar é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos

Essa analogia é excelente. Afinal de contas, você vai passar horas jogando, e os games vão pedir mais do hardware do seu smartphone. E isso é algo que nem todo telefone premium pode oferecer. Quem sabe vale a pena investir nos diferenciais técnicos para passar mais tempo jogando sem ter maiores problemas a médio e longo prazo.

 

 

 

Quanto tempo você passa jogando?

Assim como eu disse no segmento anterior que investir nos recursos dedicados é algo importante para não ter problemas com o passar do tempo, é preciso também levar em consideração o tempo que você passa jogando no smartphone. Se você é um gamer casual ou não joga profissionalmente, não vejo motivos em investir tanta grana em um smartphone gaming. Um bom smartphone premium resolve o seu problema.

 

 

Smartphone gaming não faz boas fotos

Quem é que tem tempo para fazer fotos de paisagens quando precisam eliminar todos os adversários no Fortnite, não é mesmo? Sem falar que, historicamente, as câmeras nos smartphones gaming entregam uma qualidade abaixo de qualquer telefone premium ou top de linha. Se você pensa nas fotos como parte de sua experiência de uso, esqueça os telefones dedicados aos jogos.

 

 

 

Quando um case não é a única coisa que conta como acessório

Um smartphone gaming recebe muito mais que um simples case no smartphone. Acessórios como dissipação de calor, gatilhos para comandos e até ventiladores na parte traseira podem ser parte do investimento adicional que você vai precisar fazer para obter a melhor experiência de uso possível durante os jogos. Será que o seu bolso aguenta tudo isso?

 

 

 

Vale a pena ter um smartphone gaming?

Pra variar, a decisão é sua, e tudo depende do que você realmente quer da vida. Todos os pontos que eu expliquei neste post podem ajudar você a tomar uma decisão mais racional e acertada, mas é só você quem pode obter a melhor resposta no seu caso. Smartphones gaming valem a pena para quem realmente vai investir o seu tempo e dinheiro nos jogos no celular. Para todos os demais, a resposta é não (na minha modesta opinião).


Compartilhe