Compartilhe

Vou usar esse post como argumento para que as pessoas adotem uma maior etiqueta social. Já que, a essa altura do campeonato, todo mundo sabe que pode contrair o COVID-19 (entre outras formas), através do espirro.

Quando alguém espirra, o vírus sai pela saliva. Por isso, o distanciamento social é importante para evitar que muitas pessoas fiquem contaminadas com um simples espirro. Mas tem gente que ainda acha que isso é bobagem e, pior, espirra de forma irresponsável, sem tapar a boca e o rosto com o antebraço, ou espalhando o vírus pelo ambiente, sem qualquer tipo de respeito ao próximo.

Pois bem, para os irresponsáveis, um vídeo mostra como viajam as gotas de saliva quando uma pessoa espirra. E o vídeo deixa claro por que a etiqueta social e o uso de uma máscara pode ser uma excelente medida para evitar expandir o vírus pelo ar.

 

 

 

Imagens fortes

 

 

A OMS recomenda fortemente que você tampe a boca ao espirrar para evitar a proliferação de contágios do COVID-19.

Palavras da Organização Mundial da Saúde:

 

“Tome medidas de higiene respiratória. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço (ou máscara). Em seguida, jogue o lenço fora imediatamente e lave as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool, ou lave as mãos com água e sabão.”

“Cobrir a boca e o nariz durante a tosse ou espirro evita a propagação de germes e vírus. Se você espirrar ou tossir cobrindo-se com as mãos, você pode contaminar objetos ou pessoas.”

 

Por outro lado (e para complementar essa orientação), Lydia Bourouiba, professora e cientista do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), realizou uma pesquisa associando o espirro com o COVID-19, e concluiu que:

 

“Um espirro humano pode expelir gotas de fluido e organismo potencialmente perigosos. A ejeção dura até 150 milissegundos, e depois se move para uma nuvem de turbulência livre.”

“As maiores gotas podem ser depositadas rapidamente a uma distância de 1 a 2 metros da pessoa. Em vez disso, os pequenos ficam presos na nuvem turbulenta (…) estes podem viajar até 6 ou 8 metros de distância.”

 

 

 

Assustador, não?

 

 

 

Mais investigações

 

 

Investigadores da Aalto University (Finlândia) realizaram uma simulação de uma pessoa espirrando, e no vídeo publicado no final desse post, podemos ver como viajam as partículas pelo ar, expondo outra pessoa que está a vários metros de distância.

A simulação mostra claramente como qualquer pessoa pode ficar exposta ao COVID-19 simplesmente indo ao supermercado. O exemplo da simulação foi criado com base nos passos habituais que as pessoas dão dentro desse tipo de estabelecimento.

As gotículas de saliva expelidas durante o espirro podem viajar por vários metros, mantendo-se no ar por vários minutos. Se uma pessoa contaminada espirra de forma irresponsável e sem qualquer tipo de etiqueta social, muito provavelmente vai contaminar outros clientes no supermercado.

 

 

Ou seja, vale a pena ter um pouco de bom senso e educação na hora de espirrar, para não colocar em risco a saúde de outras pessoas. Além disso, manter os hábitos de higiene respiratória como o uso das máscaras se tornou algo fundamental, para evitar que grupos de pessoas acabem se contaminando em massa.

Posso contar com a sua colaboração? Afinal de contas, eu tenho diabetes e não quero morrer por causa de um espirro.

 

 

Via OMS, JamaNetwork 


Compartilhe