Vendas de smartphones cresceram 5,3% em 2021. Uau! | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Notícias » Vendas de smartphones cresceram 5,3% em 2021. Uau!

Vendas de smartphones cresceram 5,3% em 2021. Uau!

Compartilhe

E não é que o mercado de smartphones se deu bem em 2021?

Pelo visto, quem está em crise são apenas eu e você. O mercado de smartphones contrariou o pessimismo de algumas pessoas, e registrou um aumento de vendas de nada menos que 5,3% no ano passado.

Os números explicam a recuperação do retrocesso registrado em 2020, ano em que todo mundo passou mais tempo dentro de casa do que fora (o que, por motivos óbvios, explica por que não era tão necessário trocar de telefone móvel).

Porém, outros detalhes precisam ser observados nesse movimento de recuperação.

Espera… estou pegando a lupa aqui…

 

 

 

Sim… o setor venceu como um todo…

Quem revelou os dados de vendas de smartphones em 2021 foi a IDC, e a vontade de dar parabéns para o setor é enorme. Mas vou me controlar, pois não estou ganhando nada com isso.

De qualquer forma, os números podem ser considerados muito expressivos, principalmente quando olhamos para o PEQUENO grande detalhe que o ano de 2021 foi seriamente afetado pela escassez de componentes para a fabricação de novos dispositivos.

Com a volta das pessoas aos escritórios e salas de aula, a procura por novos smartphones foi naturalmente maior por parte das pessoas. E o mercado como um todo ainda não havia absorvido as paralisações das fábricas e linhas de produção.

Ou seja, a procura foi maior, o que resultou em um cenário mais complexo para todos os fabricantes. Várias marcas deixaram de produzir alguns modelos, e até mesmo o desenvolvimento de futuros processadores foram afetados.

E, com tudo isso, foram distribuídos mais de 1.38 milhão de unidades de smartphones ao longo de 2021, materializando o aumento de 5,3% nas vendas de telefones em relação ao ano anterior.

Sim, setor de smartphones… você venceu no meio do caos. Mas… será que a vitória vai se repetir em 2022?

 

 

 

Não eleve as suas expectativas

O mesmo IDC tenta segurar a onda de todo mundo, e prevê um aumento de vendas de apenas 3% ao longo de 2022.

Algumas coisas podem explicar esse crescimento mais modesto. O principal deles é, de novo, a escassez de chips e componentes que ainda vai perdurar em 2022. Há quem diga que o cenário só vai se normalizar em 2023, mas com a crise sanitária ainda em um momento complexo, não dá para garantir isso.

Porém, existe uma esperança para salvar o mercado de smartphones em 2022.

 

 

 

O 5G chegou para salvar

Outro motivo para um aumento expressivo nas vendas de smartphones em 2021 está na expansão do 5G. A venda de telefones com essa conectividade de rede foi de 11% nos últimos 12 meses, e isso se alinha com o novo momento que vivemos.

Se até o Brasil está avançando com o 5G, imagine os países evoluídos. Então, essa tecnologia de transmissão de dados se tornará cada vez mais comum, o que vai estimular as vendas dos dispositivos com essa característica.

Além disso, os telefones com 5G estão ficando cada vez mais baratos, com alguns modelos comercializados no Brasil dentro da faixa de preços entre R$ 1.500 e R$ 2.000. Logo, essas vendas vão entrar nas estatísticas de 2022, e o setor como um todo certamente vai se beneficiar disso.


Compartilhe
@oEduardoMoreira