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O e-commerce brasileiro é um dos poucos setores da economia que apresenta grande expansão durante a pandemia do coronavírus. As vendas online mais que dobraram (137,35%) ao comparar maio de 2020 com o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor, no mesmo período, seguiu essa tendência, com alta de 127,77%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Essa edição da pesquisa apresenta novo recorde: o índice de participação do comércio eletrônico no varejo (11,1%), em abril, superando todos os índices históricos, mesmo em períodos de Black Friday.

“O mês de maio mostrou de forma mais acentuada os impactos do Covi-19 no varejo brasileiro. Os números comprovam que tivemos uma grande mudança no comportamento dos consumidores, com migração de compras para o comércio eletrônico. Algumas das tendências que aconteceriam apenas daqui alguns anos foram antecipadas para o momento presente como, por exemplo, o forte crescimento das vendas de categorias de bens não-duráveis, saúde e até mesmo produtos perecíveis.”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.

Vendas online

 

A métrica de vendas online, maio ante abril, também teve expansão: 29,65%. No acumulado do ano, a variação continua positiva: 72,99%.

Na composição regional, em maio desse ano frente ao mesmo mês de 2019, o Nordeste lidera o ranking com alta de 165,77%. Na sequência, apareceram: Sudeste (145,39%), Norte (142,04%), Centro-Oeste (109,38%) e Sul (89,49%). Já no acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (93,73%), Norte (79,78%), Sudeste (72,57%), Centro-Oeste (68,33%) e Sul (57,89%).

Faturamento

 

O faturamento do segmento também contou com bons resultados. Ao avaliar maio ante abril, o crescimento foi de 30,55%. No acumulado do ano, a variação positiva foi de 66,62%.

Por região, a comparação do faturamento em maio de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior, ficou da seguinte forma: Nordeste (158,32%), Sudeste (133,59%), Norte (133,47%), Centro-Oeste (106,13%) e Sul (82,69%). No acumulado do ano, a configuração foi essa: Nordeste (94,59%), Norte (66,96%), Sudeste (65,24%), Centro-Oeste (54,78%) e Sul (49,50%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

 

Com índice histórico, em abril de 2020, o e-commerce representou 11,1% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 6,5%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 16 de junho.

Categorias

 

A composição de compras realizadas pela internet, por segmentos, em abril, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (39,2%); móveis e eletrodomésticos (23,5%); e tecidos, vestuário e calçados (13,4%). Na sequência, outros artigos de usos pessoal e doméstico (10,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2%). Esse indicador também segue a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

Consumidores Online

 

O MCC-ENET revela também que, no primeiro trimestre do ano de 2020, 12,3% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma queda de 1,4p.p. em relação ao trimestre anterior (13,7%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (10,1%), houve crescimento de 2,2p.p.

Metodologia do MCC-ENET

 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Clique aqui para acessar o estudo completo: http://www.mccenet.com.br/

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