Início » Esportes » Verstappen supera McLarens e conquista primeira vitória em 2025 no insosso GP do Japão

Verstappen supera McLarens e conquista primeira vitória em 2025 no insosso GP do Japão

Compartilhe

Max Verstappen finalmente inaugurou sua contagem de vitórias na temporada 2025 da Fórmula 1 ao dominar o Grande Prêmio do Japão neste domingo. O tricampeão mundial mostrou todo seu talento ao segurar a pressão das duas McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri, conquistando sua quarta vitória consecutiva no emblemático circuito de Suzuka.

Em uma corrida muito difícil de se assistir em função da ausência de ação na pista, ao menos pudemos testemunhar mais um episódio da consolidação da genialidade de Verstappen, que venceu moralmente a prova do domingo na volta bizarra do qualificatório no dia anterior.

A performance consistente do piloto da Red Bull, que largou da pole position, permitiu que ele administrasse a vantagem durante toda a corrida, mesmo enfrentando problemas nas trocas de marcha nos estágios iniciais.

O que pode ser encarado pelos mais cínicos como “um grande jogo de cena da Red Bull”.

 

Momento decisivo nos boxes

A corrida começou com uma largada tranquila para o holandês, que manteve a primeira posição enquanto as duas McLarens permaneceram em suas posições originais. Nos momentos iniciais, Verstappen conseguiu abrir uma vantagem confortável sobre seus perseguidores, estabelecendo um ritmo forte que parecia inalcançável para a concorrência.

Até a primeira janela de pit stops, a corrida foi um grande “nada acontece, feijoada”, sem alternâncias de posições entre os oito primeiros colocados. Algumas disputas aconteciam no bloco intermediário, mas nada muito empolgante ou expressivo.

Foi uma corrida insossa na sua primeira metade.

O ponto de virada da prova aconteceu durante a fase de pit stops. Após uma parada um pouco lenta da Red Bull, Verstappen e Norris protagonizaram um momento tenso na saída dos boxes. O britânico tentou ficar lado a lado com o holandês, mas acabou sendo forçado a ir para a grama ao disputar espaço na estreita saída do pit lane.

O incidente gerou reclamações de ambos os pilotos pelo rádio, com Norris alegando que foi forçado para fora da pista, enquanto Verstappen defendia sua posição por ter prioridade na linha de saída.

Os comissários esportivos notaram o lance polêmico, mas decidiram não investigar o ocorrido, permitindo que a corrida continuasse sem penalidades. Este foi o momento crucial para o resultado final, já que Verstappen conseguiu manter a liderança em um dos poucos incidentes em que poderia tê-la perdido durante toda a prova.

Não foi nada, Norris. Nem adianta chorar. Segue o jogo.

 

Jovens talentos em destaque

Enquanto a batalha pela vitória se desenrolava na frente, outros jovens pilotos mostravam seu valor em solo japonês.

Kimi Antonelli, de apenas 18 anos, impressionou ao liderar algumas voltas no meio da corrida, graças a uma estratégia diferenciada de pit stops da Mercedes. O italiano finalizou em sexto lugar, após estabelecer a volta mais rápida da corrida nos estágios finais.

Outro destaque foi o novato Isack Hadjar, que conquistou seus primeiros pontos na temporada ao terminar em oitavo lugar pelo Racing Bulls. O francês mostrou habilidade ao superar Carlos Sainz em uma disputa direta.

Ollie Bearman também somou pontos ao finalizar em décimo pela Haas, consolidando a boa fase dos pilotos estreantes na categoria máxima do automobilismo.

Já o brasileiro Gabriel Bortoleto foi vítima de uma estratégia de pneus equivocada, pois começou a prova com pneus duros e terminou com os compostos médios, algo que se provou não tão eficiente quanto o esperado.

Dessa forma, Bortoleto termina a sua segunda corrida na categoria na 19ª e penúltima posição, na frente apenas de Lance Stroll, que teve problemas em sua parada nos pits, o que só tornou sua situação pior na corrida, já que largou e terminou em último.

E… convenhamos: o Stroll pilota uma Aston Martin, que está bem longe de ser o melhor carro do grid, mas é (em teoria) mais carro que a Kick Sauber.

Então… ponto para Bortoleto neste caso.

 

Emoção nas voltas finais

A tensão aumentou consideravelmente nas últimas dez voltas da corrida. Piastri, que completava 24 anos justamente no dia da prova, começou a se aproximar perigosamente de seu companheiro de equipe, Norris.

A intensiva forçou o britânico a aumentar seu ritmo, fazendo com que a diferença para Verstappen diminuísse rapidamente.

Em um cenário que parecia prenunciar uma batalha tripla pela vitória, os três primeiros colocados mostraram todo seu talento nas curvas técnicas de Suzuka. Enquanto Piastri pressionava Norris, o britânico tentava alcançar Verstappen. Contudo, o holandês demonstrou frieza e precisão para administrar o ritmo necessário e cruzar a linha de chegada com 1,4 segundos de vantagem.

Na última volta, Norris precisou fazer uma manobra arriscada na chicane final para segurar o segundo lugar, sendo classificada como “atrevida” pelo próprio Piastri via rádio. O episódio evidenciou a competitividade entre os companheiros de equipe da McLaren, que prometem mais disputas acirradas ao longo da temporada.

Está bem na cara que a McLaren é a favorita ao título de construtores em 2025. Até por isso liberou os seus dois pilotos para disputarem de forma aberta as corridas no início do campeonato.

Só não sei por quanto tempo essa liberação vai durar, pois com a consistência de Verstappen nos resultados, independentemente da escolha entre Norris ou Piastri, a McLaren terá que trabalhar em algum momento com o cenário de primeiro piloto para disputar com o holandês.

Digo isso porque, diferente de todos os prognósticos apresentados, Verstappen segue lutando contra um carro que ainda é desequilibrado (vide o Tsunoda, que não entrou na zona de pontos) para tentar se manter vivo na briga pelo pentacampeonato.

E está alcançando esse objetivo com méritos.

 

E o que acontece a partir de agora?

Com este resultado, a classificação do Mundial de Pilotos ficou ainda mais acirrada. Verstappen agora está apenas um ponto atrás de Norris na tabela, enquanto Piastri subiu para o terceiro lugar, ultrapassando George Russell.

A vitória em Suzuka dá novo fôlego à Red Bull após um início de temporada abaixo das expectativas do tricampeão mundial.

A próxima etapa do campeonato acontece já no próximo final de semana no Bahrein, fechando uma sequência de três corridas consecutivas. Com o equilíbrio demonstrado entre Red Bull e McLaren, os fãs da categoria podem esperar por mais uma disputa eletrizante no Circuito Internacional de Sakhir.

E… graças a Deus, teremos uma corrida em horário de gente civilizada na semana que vem. Chega de terminar artigo às 5h da manhã para praticamente ninguém ler!

 

Via Formula1.com


Compartilhe