porta-dos-fundos-logo

O brasileiro tem um monte de qualidades e defeitos. Mas o defeito que mais me incomoda em muitos brasileiros é a hipocrisia. E, veja bem: estou falando ‘muitos’, e não ‘todos’ os brasileiros. Falo daqueles que defendem a liberdade de expressão… desde que ela fale exatamente aquilo que eu concordo, ou aquilo que eu quero ouvir.

Eu gosto do Porta dos Fundos. Sempre acompanhei o humor dos caras, acho os vídeos engraçados, gosto do humor ácido e sem filtros. Para o estilo anárquico deles, era inevitável falar sobre temas polêmicos, dos mais diversos segmentos. Religião, direitos civis, violência, economia, futebol e, obviamente, política. Isso rende para o grupo ônus e bônus de tempos em tempos. Na última semana, eles tiveram o ônus de perder milhões de seguidores hipócritas, que contam com ouvido seletivo, e não aceitam que se faça humor ou ironias com todos os lados de uma mesma questão.

Veja bem. Quem me segue sabe o que eu penso sobre a política brasileira. Quero Dilma, Temer e todos os incompetentes/corruptos fora. Quero o Lula preso. Quero o fim desse câncer chamado PT. Quero um Brasil melhor para todos, e não um Brasil de mentiras e corrupção. Eu e 90% da população queremos isso. Fato.

Porém, o que sempre vou defender é o direito à liberdade de expressão. Até porque, como alguém que trabalha com a informação, entende que todos tem o direito à livre expressão de ideias, desde que feita de forma respeitosa, sem agredir ao próximo. Eu odeio gente de ouvido seletivo, e o que vi na internet nas duas últimas semanas por conta de um vídeo me deixou enojado sobre como tem brasileiro que acha que liberdade de expressão só vale para aquilo que ele concorda.

Tal como muitos petistas, alguns acéfalos que são contra tudo o que o atual governo fez simplesmente massacrou um vídeo do Porta dos Fundos, onde eles satirizam as investigações da Polícia Federal, dando a entender que ela é seletiva, e que só visa prejudicar o PT, sem investigar os escândalos do PSDB.

O vídeo em questão? A seguir.

 

Eu concordo que esse é um argumento recorrente dos petistas e até da nossa presidente Dilma Vana Rousseff, que alega que a Polícia Federal (um órgão que o governo não pode controlar) faz uma investigação seletiva. Na prática, Dilma e os petistas se esquecem que tudo o que aconteceu na Petrobrás (que é o que gerou a Operação Lava Jato) é culpa do PT, PMDB e PP, mas não vou entrar nesse mérito da questão.

De fato, vemos hoje no Brasil que todos os partidos estão com um pé na lama, quando não tem os dois. PT, PMDB, PSDB, PV, DEM, PQP… todos estão envolvidos em esquema de corrupção. Não tem bonzinho nesse grupo. O do PT é o de maior destaque porque é o maior da história da democracia. Mas isso não inocenta os demais. Parando para pensar friamente, nós estamos todos fudidos e mal pagos.

Mas esse ainda não é o ponto. O ponto aqui é a Porta dos Fundos.

Sabe, acho engraçado que a “grande massa crítica” não falou absolutamente nada sobre os vídeos satirizando o atual governo. Nem uma linha. Geral ficou queitinha enquanto o discurso dos caras era de fazer humor em cima da corrupção, da roubalheira. De novo: não estou defendendo o PT, mas acho que pessoas inteligentes compreendem que o que foi feito foi apenas um vídeo de humor. Nada mais.

É bem diferente do que ver (por exemplo) a pessoa física do Gregório Duvivier defendendo o atual governo. E, cá para nós, por mais que eu não concorde em nada com os seus posicionamentos partidários, ao menos ele deu a cara para bater. E ali ele responde por ele. Não por um grupo de humor.

Ou seja… vamos então criticar os vídeos abaixo?

 

Não falam nada ainda?

Ok.

Vejo as pessoas pegarem no pé do humor brasileiro por conta de posicionamentos políticos, religião, esportes e outros temas que podem gerar a Terceira Guerra Mundial. Supervalorizar esse tipo de coisa no lugar de procurar entender e respeitar opiniões contrárias sem tentar matar o próximo nunca leva a lugar nenhum.

E o pior é ver os caras da Porta dos Fundos supervalorizarem os “sommeliers de opinião alheia da internet” com o último vídeo lançado.

 

Entendo que essa é uma forma bem humorada do Porta dos Fundos responder as críticas dos menos racionais. O que lamento é que eles tenham que desenhar a questão para quem não consegue ver tudo de forma mais clara, mais tranquila, levar pela questão do humor mesmo. Eu entendo que os ânimos estão acirrados, está todo mundo nervoso, e que essa semana será muito importante para os rumos do Brasil. Mas… na boa… sejamos racionais!

Chamar o Porta dos Fundos de partidário depois de vários vídeos tirando sarro das burradas/manobras do governo é ridículo. É a prova que o brasileiro médio ainda tem muito a crescer e aprender. É a prova que não temos maturidade para discutir questões importantes da nação. Somos cultural e politicamente pobres. Infelizmente.

Ainda mais quando não conseguimos ver uma piada quando ela está bem na nossa cara!