A Google anunciou o Android 9 Pie, nova versão do sistema operacional móvel mais popular do mundo. Bem sabemos que essa popularidade só aconteceu porque, lá atrás, a gigante de Mountain View decidiu deixar o software aberto, para quem quisesse usar e modificar da forma que lhe convém.

Bem sabemos também que isso trouxe um ônus à Google: a fragmentação do Android. Esse pequeno monstro coletivo está bem difícil de ser combatido, e que nem a própria Google se ajuda lançando uma nova versão do Android por ano.

Se bem que não podemos colocar tudo na culpa dos lançamentos anuais. Afinal de contas, a Apple faz exatamente a mesma coisa, e a Microsoft lança novas versões do Windows 10 em uma janela de tempo menor para updates, e as duas não sofrem da tal fragmentação.

Por que?

Porque os sistemas operacionais da Apple e da Microsoft contam com algo em comum: são sistemas mais fechados, controlados por eles.

No caso do Android, ainda tem muitos fabricantes que podem modificar o software como bem entender, tirando da Google um controle mais restrito das atualizações.

A Google até tenta contornar isso com iniciativas como o Android Go e as modificações pontuais no núcleo de software do sistema operacional, o que agiliza um pouco os updates. Mas não resolve o problema de forma sustentável. As regras para uso do Android são cada vez mais rígidas e, mesmo assim, ainda estamos longe do cenário ideal.

Muitos entendem que a melhor coisa que poderia acontecer para o Android nesse momento é torná-lo mais fechado, mais no estilo do iOS e Windows 10 nas suas políticas de atualizações. Dá um bom trabalho alcançar essa meta a essa altura dos acontecimentos, mas ainda é algo possível e alcançável.

Mas… será que os fabricantes abraçam essa ideia? São justamente as interfaces customizadas que entregam sinal de identidade aos diferentes fabricantes que lançam dispositivos Android todos os dias. Sem falar no consumidor, que também escolheu a sua experiência com o sistema operacional ao longo do tempo.

E você? Aceita ter um Android mais fechado para obter atualizações mais rápidas?