Você precisa de uma GPU tão potente quanto a do PS5 no seu PC? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Você precisa de uma GPU tão potente quanto a do PS5 no seu PC?

Você precisa de uma GPU tão potente quanto a do PS5 no seu PC?

Compartilhe

Uma análise de mercado indica que a maioria dos jogadores de PC contam com uma GPU menos potente que a presente no PS5 (e, por tabela, menos potente que a do Xbox Series X).

Gente… e qual é a novidade disso?

Pelo menos 50% dos gamers de computador com placas gráficas NVIDIA usam um hardware com mais de 5 anos de uso. Ou seja, usam pelo menos um NVIDIA GTX 900, lançada em 2016.

Além disso, 70% dos jogadores de PC que usam gráficos NVIDIA não contam com placas gráficas que podem acelerar o tracejado de raios por hardware.

Vamos conversar sobre isso?

 

 

 

Por um lado, as GPUs melhoraram muito…

É perfeitamente compreensível que os jogadores de PCs acabem não investindo tanto em um novo hardware. Não vou falar tanto neste momento sobre o cenário atual de mercado e a condição econômica de muitos usuários. Mas é fato que muitos não dão muita importância para isso porque o hardware que possui é potente o suficiente para rodar boa parte dos títulos mais populares.

O que não quer dizer que os gamers não estão dispostos a investir mais dinheiro nas placas mais caras e melhores. Porém, dois problemas atrapalham neste processo:

1) O pouco dinheiro nas mãos dos jogadores;

2) A pouca disponibilidade de produtos no mercado (já que um monte de gente comprou GPUs potentes para minerar criptomoedas).

Mas quando não é possível contar com o melhor hardware, usamos o que tem. Mesmo que isso signifique jogar aquele jogo super exigente com gráficos no básico, deixando aquele jogo visualmente lindo com cara de Minecraft.

Tá, estou exagerando um pouco.

O que quero dizer é que muitos jogadores, seja pela falta de necessidade, seja pela falta de disponibilidade, está utilizando as placas gráficas mais antigas, mas está de olho nas placas mais novas.

Mas… será que esse grupo precisa de uma placa tão potente quanto aquela disponível no PS5

 

 

 

Depende: você tem uma RTX 2060 no seu PC?

Se a resposta para a pergunta acima é SIM, pode viver tranquilo, pois muito provavelmente você vai rodar todos os principais jogos do mercado sem maiores dificuldades.

Agora, se você está preso na GTX 900, comece a guardar (muito) dinheiro para comprar uma nova GPU, pois o upgrade será obrigatório neste item para obter uma maior longevidade com os games mais exigentes.

 

 

 

E quem tem dinheiro para isso?

Quem está disposto a pagar caro em um PC gamer, obviamente. E quem não tem essa grana toda acaba investindo a grana no PS5… quando consegue encontrar um em algum lugar.

Diante de todo o caos que nós estamos vivendo desde março de 2020 (e que ainda estamos vivendo, pois o problema ainda não terminou), não consigo imaginar um cenário onde o PS5 será encontrado com tanta facilidade. E o mesmo pensamento vale para a busca pela placa gráfica que vai rodar sem problemas todos os jogos que serão lançados em 2022.

Logo, é fácil concluir que muitos gamers estão com as mãos presas, inclusive para jogar videogames. Será um ano muito complexo para todo mundo, de modo que é preciso ter um pouco de racionalidade antes de optar por uma placa gráfica tão potente quanto um PS5.

Na maioria dos casos, a maioria das pessoas não precisa de uma GPU tão potente. Mas só você sabe quais são as suas necessidades.

Certo?


Compartilhe
@oEduardoMoreira