Compartilhe

Dias de Trovão é um dos meus filmes favoritos. Tem NASCAR, tem Tom Cruise, e tem Tom Cruise correndo, mas não com as mãozinhas do Batoré da Praça é Nossa. Então, descobriram recentemente que desenvolveram um jogo para o NES baseado no filme. E o game foi recuperado, reconstruído e publicado na web.

Chris Oberth é um dos coautores do jogo. Ele foi o responsável por grandes jogos do Commodore 64, e faleceu em 2012. Boa parte do hardware que ele possuía e documentos relacionados com os videogames foram doados no começo de 2020 para o Video Game History Foundation, para tentar dar um sentido para tudo o que ele deixou para trás.

Os arquivistas da função decidiram investigar todo esse material, e entre os disquetes, cópias de segurança e outros materiais, encontraram um conceito de um game que Oberth trabalhou mas jamais lançou. Ele estava com o nome NINTENDO: HOT ROD TAXI, FINAL (um nome meio estranho, convenhamos) que, na prática, era um jogo para o NES baseado no filme Dias de Trovão.

 

 

 

A aventura para recuperar o jogo

 

 

Em uma pilha de desejas de disquetes, os arquivistas encontraram a cópia de segurança do jogo real, e não apenas do seu conceito. Eram 21 disquetes de 5.25″ que continham arquivos relacionados com Days of Thunder. O problema é que a recuperação não foi fácil, uma vez que o programa de recuperação da cópia de segurança não funcionava corretamente no emulador dos arquivistas.

Mas nem tudo estava perdido. Um voluntário ofereceu um computador antigo que podia executar o programa de restauração PCTools no MS-DOS original e nativo. Então, boa parte do código fonte do jogo foi extraído, e algumas partes do código estavam distribuídas em outras áreas da cópia de segurança.

O jogo então foi compilado e funciona corretamente. E nada mais é do que um jogo de corrida com perspectivas para efeitos 3D. Ainda não programaram todas as características do conceito, mas indicam que o jogo permite a classificação para a corrida e a competição na prova sem maiores problemas nesse ponto em que eles estão. E tudo isso para ver o Tom Cruise em gráficos 8 bits levantando o troféu ao final da corrida.

 

 

 

No GitHub, mas deve chegar aos cartuchos em breve

 

 

O jogo está disponível para download no GitHub, assim como o seu código para poder modificá-lo. A ROM deve ser enviada nos próximos dias, para que qualquer pessoa possa rodar o jogo em um emulador. Para quem quer melhorar o game, também estarão disponíveis as ferramentas de recuperação e reconstrução do código.

Por fim, existem planos para criar uma versão do jogo em cartuchos físicos para NES, com as vendas do jogo sendo convertidas para doação para a esposa de Chris Oberth.

E os jogos retrô seguem alimentando a nostalgia dos mais velhos. Vários jogos da era 8 Bits sobreviveram muito bem, e continuam em uso até hoje pelos gamers mais nostálgicos. E todo o esforço para recuperar o jogo Days of Thunder para o NES original é apenas mais uma prova disso.

Espero ter a chance de jogar esse game. Tem NASCAR, tem Tom Cruise… o que mais eu posso querer?

 

 

 

Via Ars Technica, The Video Game History Foundation


Compartilhe