Ir ao conteúdo
www.LojaPecasAuto.pt

Você vai desinstalar o Facebook do seu smartphone depois de ler este artigo

Compartilhe

Você não faz ideia do volume de informações que os aplicativos mais populares coletam sobre os seus dados e hábitos dentro de um aplicativo. E você dá o consentimento para isso quando faz o download desse app.

E como você fica sabendo sobre quais informações estão pegando de você? Através dos cartões de privacidade da Apple.

Tais cartões de privacidade estão presentes em qualquer aplicativo disponível na App Store, e muitos usuários decidiram investigar o comportamento dos apps mais populares (tais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Messenger, etc) no que se refere à coleta de nossos dados.

E os resultados são assustadoramente preocupantes.

 

 

 

Se você não abandonar o app do Facebook depois dessa…

 

 

O usuário nem precisa ser manipulado ou induzido ao erro nesse caso. Basta entrar na App Store, procurar por um aplicativo dentro da loja, fazer scroll na tela e revisar os cartões de privacidade. Dessa forma, você fica sabendo o que aquele aplicativo que você tanto usa exige de dados sobre o seu comportamento online para “permitir” que você tenha uma experiência de uso plena com aquele serviço.

É algo assustador o que o Facebook sabe sobre nós. Mais da metade dos dados solicitados não servem para o funcionamento adequado do app. Porém, são as condições impostas por Mark Zuckerberg para que você possa fazer o download do aplicativo.

No Twitter, alguns usuários estão enviando vídeos e capturas de tela mostrando os itens identificados no cartão de privacidade do Facebook na App Store. Alguns são tão longos, que só exibem a versão reduzida dos dados coletados.

 

 

Algumas das coisas absurdas que o Facebook pede para funcionar bem: informações financeiras (se eu não gastar um centavo na plataforma, que é gratuita, por que o aplicativo precisa disso?) e saúde física (até entendo nesse momento, onde enfrentamos o caos… mas… antes disso… pra quê?), entre outras.

É sempre importante lembrar ao amigo leitor que tudo isso só está acontecendo por culpa NOSSA. Nós, os usuários, que decidimos aceitar as regras do jogo e seguir utilizando tais aplicativos. Passou da hora de cortar o mal pela raiz e eliminar tais aplicativos de nossos smartphones e das nossas vidas.

Vale lembrar que as etiquetas de privacidade fazem parte dos requisitos exigidos pela Apple para que um aplicativo apareça na App Store. Se um software não cumpre com esses requisitos, a gigante de Cupertino pode proibir a sua entrada na loja.

Algo que a Apple ameaçou fazer com o Facebook quando a empresa de Mark Zuckerberg começou a reclamar da existência desses cartões e sua utilidade prática em nossas vidas.

Coincidência? Estou duvidando…

 

 

Via Ubergizmo


Compartilhe
Publicado emInternetNotícias