Compartilhe

Uma pandemia global impulsionou o trabalho remoto, e tal experiência forçada está resultando em outras mudanças profundas em nossa sociedade. Como, por exemplo, novas oportunidades para repensar o presencialismo puro nas atividades profissionais.

Silicon Valley parece ter entendido que a nova tendência é o home office, com uma mudança de paradigma determinando que o talento estará mais distribuído. E novas cidades procuram receber esses profissionais da tecnologia.

 

 

 

Procuro programador. Endereço: 127.0.0.1

 

Com o trabalho remoto e a pandemia, os escritórios vão mudar. Sistemas de rodízios de funcionários devem reduzir a densidade humana. E para quem aposta no home office, os incentivos para novas contratações também vão mudar.

Por exemplo, valores diferentes para quem trabalha em casa, ou compensações financeiras para quem mora na mesma cidade do seu trabalho, mas com visitas mensais ao escritório.

O trabalho remoto (com os seus riscos, a solidão e as dificuldades em separar a vida pessoal da laboral) permite cobranças de salários menores, inclusive em função do local em que o funcionário vive. O Facebook, por exemplo, oferece o home office até na cidade onde os funcionários contam com família ou parentes, mas já anunciou que esses funcionários vão ganhar um salário menor.

Algumas empresas já estão aplicando o modelo 100% remoto com salários menores em função do local onde cada funcionário vive. Em alguns casos, uma calculadora salarial pode ajudar na decisão de cada funcionário em voltar para a sua cidade de origem ou permanecer nos escritórios para ganhar o mesmo de antes.

Porém, muitos estão optando em manter seus empregos em trabalho remoto, até mesmo para dispensar a necessidade de mobilidade constante, e aproveitam o momento para buscar uma maior qualidade de vida. Basta o funcionário procurar os Recursos Humanos da empresa, e os trâmites são realizados para a mudança da nova vida.

E aqui tem o início de uma nova tendência.

O aumento do índice do trabalho remoto pode ser também um aumento de oportunidades para que várias grandes cidades possam reciclar a sua população e seus profissionais de forma orgânica, e os grandes centros podem até passar a ter um ritmo de vida mais tranquilo. Por outro lado, os trabalhadores podem viver com um custo de vida menor.

No cenário atual, especialmente em empresas tecnológicas, veremos um impacto significativo nas duas frentes. A busca pelo trabalho remoto pode mudar a história de cidades e empresas em todo o mundo. Vários setores dentro do segmento, como programadores web e editores de portais web por exemplo (profissões perfeitas para o home office) já não contam com muitas vagas com esse perfil.

E tal comportamento pode ser dominante o suficiente para causar um enorme impacto dentro desse setor, em um sentindo muito mais amplo do que apenas nos escritórios de Silicon Valley.


Compartilhe