WeDo20

A LEGO foi uma das primeiras a apostar na programação para crianças, com o seu LEGO WeDo. Na CES 2016, eles apresentaram a nova versão desse kit de robótica para crianças, que mantém a base da primeira versão, com seu conceito de construção por blocos, sensores, atuadores e uma linguagem visual de programação.

A principal novidade do WeD0 2.0 é a chegada da comunicação via Bluetooth com os tablets com iOS e Android (também compatível com PC, Mac e Chromebook) para enviar as instruções programadas para o robô via software visual e desenhado pelos alunos de escola primária. O novo kit tem todos os seus componentes melhoradas, com 120 elementos a mais que na primeira versão, alcançando 280 peças. A LEGO também oferece um modo de compra desse kit para toda uma sala de aula, por aproximadamente US$ 2.000.

O valor do kit não se avalia apenas pelo hardware, e existem soluções similares mais acessíveis. Porém, temos que reconhecer que o design das peças LEGO e o material relacionado fornecido pela marca justificam o seu preço. O kit também traz 40 horas de aulas sobre programação, que em 2016 se ampliam com partes dedicadas ao chamado bloco STEM (matérias de ciência e tecnologia), onde se trabalham com projetos derivados que introduzem aos alunos as áreas de engenharia, biologia, física ou ecologia. No total, são 16 projetos de base.

 

Via LEGO