WhatsApp… obrigado por me dar um pouco mais de privacidade! | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » WhatsApp… obrigado por me dar um pouco mais de privacidade!

WhatsApp… obrigado por me dar um pouco mais de privacidade!

Compartilhe

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de comunicação, e se tornou indispensável para muita gente. Alguns ganham dinheiro com este popular aplicativo de propriedade do Facebook, enquanto que outros acumulam processos. E eu espero que você faça parte do primeiro grupo.

Mas um dos grandes problemas do WhatsApp é que ele pode ser um tanto quanto invasivo em nossas vidas, já que permite que outras pessoas fiquem espionando os nossos passos. De que forma? Verificando se estamos online no aplicativo.

Não é só o WhatsApp que faz isso. O Facebook Messenger e o Telegram também permitem esse tipo de patrulha. Porém, por ser o mais popular, o app do telefone verde se torna o mais irritante neste aspecto.

Bom… podemos dizer que isso é coisa do passado. FINALMENTE o WhatsApp mudou as configurações padrão do status online, removendo essa configuração como padrão na plataforma.

 

 

 

Acabou a espionagem alheia no WhatsApp

De acordo com o comunicado emitido pelo próprio WhatsApp:

“Para melhorar a privacidade e a segurança de nossos usuários, estamos tornando mais difícil para as pessoas que você não conhece e com quem você não conversou ver a hora da última conexão e o status da conexão online no WhatsApp. Isso não mudará nada entre vocês e seus amigos, familiares e empresas que você conhece e com quem trocou mensagens antes.”

A medida tem mais impacto com aquelas pessoas que contam com o seu número de telefone e com uma conversa aberta com você no WhatsApp, mas não adicionou o seu número na agenda de contatos. Também vai acabar afetando algumas plataformas que, de alguma forma, conseguem fazer a verificação do seu status de atividades no aplicativo de mensagens.

Particularmente, comemoro a decisão tomada pelo WhatsApp. Essa história de indicar se estou online ou não na plataforma é algo muito invasivo, e mais atrapalha do que ajuda.

Eu não tenho todo esse tempo livre no mundo para ficar de bobeira jogando conversa fora no WhatsApp. Na maior parte do tempo, ou eu estou escrevendo os meus artigos nos blogs (que pagam as minhas contas, felizmente), ou estou gravando vídeos ou (e isso é muito importante) estou assistindo a jogos de futebol americano na televisão.

Todas essas atividades exigem muito do meu tempo, e não posso ficar quebrando a minha concentração para responder as mensagens que amigos, familiares, contatinhos e desafetos ficam mandando o tempo todo no WhatsApp. E normalmente respondo as mensagens por pura educação.

E eu bem sei que algumas pessoas só me mandam mensagens no WhatsApp porque sabem que eu estou online, entendendo que estou com tempo livre para conersar. Quando, na verdade, muito provavelmente estou lidando com alguma questão do meu trabalho, já que uso o aplicativo para fins profissionais.

 

 

 

Em resumo…

Em tempos onde algumas pessoas discutem se conversas privadas no WhatsApp são ou não de interesse público, a própria plataforma dá um passo importante para reforçar o caráter privado da atividade de um usuário dentro do aplicativo.

Lembrando que aquelas pessoas que estão na sua lista de contatos e que estão mantendo conversas regulares com você ainda podem saber se você está ou não online no WhatsApp, e a única forma de evitar que essas pessoas saibam dessa informação é ajustando manualmente as configurações do aplicativo.

De qualquer forma, as pessoas que você nem conhece não poderão saber se você está ou não no WhatsApp, e isso já é um grande avanço.


Compartilhe
@oEduardoMoreira