windows-95-no-apple-watch

É uma iniciativa no mínimo revolucionária: quem não gostaria de contar com um sistema operacional completo como o Windows 95 no Apple Watch?

Ok, ninguém realmente pensa nisso. Mas pelo menos uma pessoa pensou, e decidiu fazer. O engenheiro Nick Lee se valeu de muita arte e algumas gambiarras tecnológicas para conseguir executar o Windows 95 no Apple Watch. Para isso, ele carregou o sistema operacional no relógio como se o mesmo fosse um aplicativo.

O próprio Lee explica em detalhes todo o processo no seu blog no Medium. E este não é o seu primeiro experimento nesse sentido: no final de 2015, ele fez algo similar com o Mac OS X.

Mas a grande pergunta que muitos de vocês que se deparam com isso fazem é: esse tipo de experimento vale de alguma coisa?

Ótima pergunta.

windows-95-no-apple-watch-02

O experimento vale para mostrar o quão capaz é a lista de especificações técnicas do Apple Watch, e apesar de ser um dispositivo com dimensões diminutas, é tão ou mais potente do que as especificações mínimas exigidas para que o Windows 95 rode bem em um computador na época do seu lançamento. O smartwatch da Apple conta com um processador de 520 MHz, 512 MB de RAM e 8 GB de armazenamento. É um hardware mais do que suficiente para que o Windows 95 tenha uma excelente performance.

O grande problema aqui está nas dimensões do relógio inteligente, sem falar que o sistema operacional levou quase uma hora para se colocar pronto e apto para o seu uso. Quero dizer, usabilidade bem limitada, uma vez que não há suporte para o touch da tela, e a única forma de interagir é a pequena correia na lateral do dispositivo.

De qualquer forma, temos aqui um experimento. E o fator de curiosidade em ver o Windows 95 rodando no Apple Watch. A seguir, um vídeo demonstrativo desse experimento.