Windowsfx 11 é o Windows 11 do Linux Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas de Downloads » Windowsfx 11 é o Windows 11 do Linux

Windowsfx 11 é o Windows 11 do Linux

Compartilhe

Quer ter o Windows 11 mas não quer se curvar à Microsoft? Então, a solução não pode ser outra senão… o Linux, é claro! E, neste caso, o Windowsfx 11 é uma cópia fidedigna do futuro sistema operacional que exige a presença do TPM 2.0 para funcionar em um PC caro que poderia durar uns 10 anos funcionando bem.

O Windowsfx não é um completo desconhecido. Ele é uma distribuição Linux que, recentemente apareceu como clone do Windows 10. Sua grande vantagem é poder ser instalado em uma Raspberry Pi com facilidade e, agora, ele se apresenta como um clone do Windows 11. para a alegria de muita gente.

Vamos entender melhor o que está acontecendo aqui.

 

 

 

Do LinuxFX para o Windowsfx

O Windowsfx 11 está em versão preliminar, e é baseado em uma distribuição baseada no Ubuntu 20.04 LTS que, graças ao tema de desktop KDE, pode ser tão parecido com o Windows 11.

Tanto o Windowsfx 11 como o Windowsfx 10 são baseados no LinuxFX. Seu código não é público, e sua ISO só está disponível para download via SourceForge. A distro em si e todas as suas funções são gratuitas, mas a versão paga tem custo de licença de US$ 20, e ela permite o gerenciamento de arquivos a partir do OneDrive, Microsoft Active Diretory, assistente de voz com as tecnologias do Google Assistente e suporte de desenvolvedor.

Os programas executáveis do Windows podem rodar no Windowsfx 11 a partir do Wine 6, mas não há garantias que todos os programas vão funcionar perfeitamente. O que já é alguma coisa para quem quer testar esse experimento de software.

Por outro lado, o Windowsfx 11 também levanta dúvidas, já que este é um projeto fechado e isso afeta a sua reputação junto à comunidade Linux. Mas vamos esperar para ver como ele se sai no campo prático, já que são os usuários que vão determinar o sucesso ou fracasso da iniciativa.

Sua instalação se realiza como qualquer outra distribuição GNU/Linux ou versão do Windows, ou seja, faça o download da imagem ISO, grave a mesma em um DVD ou pendrive e realize a instalação no computador.

Para quem quer testar o software sem afetar o atual sistema operacional instalado em seu computador, pode gerar um Live-CD para a execução independente deste software. E para quem sequer deseja ter o trabalho de gravar a ISO em um DVD ou pendrive, pode carregar o sistema operacional em uma máquina virtual e executar o software.

Mais uma vez, é importante lembrar que o Windowsfx 11 está em fase beta, e isso não dá garantias de uma completa estabilidade de execução de software. Porém, vale a pena pelo menos testar para conhecer mais detalhes sobre esse interessante sistema operacional.

 

 

 

Windowsfx 11: principais características

  • Kernel Linux 5.11 LTS.
  • Pacote básico: Ubuntu 20.04 LTS Neon.
  • Ambiente de trabalho: KDE 5.22.5.
  • Suporte a executáveis ​​do Windows: Fx (build) Wine 6 para .exe e .msi.
  • Tema: Linuxfx WxDesktop Windows 11 Theme.
  • Assistentes de voz: Helloa e Google.

 

 

Requisitos de instalação

  • Mínimo: CPU Dual-core e 2 GB de RAM.
  • Recomendado: CPU de 4 núcleos com 4 GB de RAM.
  • Espaço mínimo em disco: 20 GB.
  • Espaço em disco recomendado: 64 GB.

 

 


Compartilhe